Demonstrando seu compromisso com a proteção e apoio aos povos indígenas e amazônidas, militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) em Palmeiras do Javari, realizaram o resgate de 56 indígenas da Terra Indígena do Vale do Javari (TIVJ) após um naufrágio no Rio Javari.
O grupo, que seguia para uma reunião de lideranças em Atalaia do Norte (AM), teve sua embarcação de tipo regional atingida por um sinistro próximo ao Pelotão. Entre os resgatados estavam 24 crianças, 15 mulheres e 17 homens. Diante das condições climáticas adversas, alguns indígenas apresentaram crises de pânico e hipotermia, enquanto dois bebês foram diagnosticados com febre e tosse.
Os militares prestaram os primeiros socorros na Seção de Saúde do 1º PEF, vinculado ao Comando de Fronteira Solimões/8º BIS, garantindo assistência médica, alimentação e cuidados emergenciais. A ação reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a segurança e o bem-estar das comunidades indígenas na Amazônia.