O Caverá é uma região na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, ouriçada de cerros, que se estende entre Rosário do Sul e Alegrete. Na Revolução de 1923, entre os maragatos (os revolucionários) e os chimangos (os legalistas) o Caverá foi o santuário do caudilho maragato Honório Lemes, justamente apelidado “O Leão do Caverá”.
No dia 20 de dezembro de 2024, a Prefeitura de Alegrete por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) organizou uma inovadora trilha noturna com lendas e contos do Caverá. A ação foi organizada em parceria com a propriedade, assistida pelo Programa Municipal de Turismo Rural, Luz do Pampa Ecogranja e Produção Sustentável de Fernanda Saldanha e Ederson Machado, localizada no interior do município.
O diretor de turismo de Alegrete, Leonardo Cera explica que esta experiência consistiu de uma encantadora trilha noturna de 800 metros pela mata nativa, embalada pelos sons da natureza, contemplando a lua cheia e um céu repleto de estrelas. Os participantes puderam degustar sabores do pampa incluindo um delicioso choripan feito com linguiça campeira, chás de plantas do bioma pampa e produtos da agroindústria local.
Após a trilha, os participantes, além de escutarem uma música ao vivo, em estilo nativista, com Ricardo do Carmo, “mergulharam” nas fascinantes lendas e contos do Caverá, a cargo de Gelcina e Luciano, os quais possuem um Canal no YouTube, denominado “Gê e Lu”, onde divulgam seus trabalhos de Investigação Sobrenatural e Ufológica.
As lendas e contos apresentados foram:
- A assustadora história do Lobisomem no Pampa
- A enigmática Bruxa e sua gargalhada
- Os misteriosos Canibais do Caverá
- Relatos intrigantes de OVNIs e extraterrestres
- Contos secretos
A atividade incluiu a programação do 3º Fórum de Turismo de Alegrete, sendo um sucesso, que teve suas 30 vagas preenchidas em menos de 12 horas, já sendo programada uma nova trilha para janeiro de 2025. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lucas, comenta que a ação proporciona uma integração entre os empreendedores do turismo, das agroindústrias, dos artistas e talentos locais, envolvendo também motoristas de aplicativos de mobilidade, que foram muito requisitados no transporte dos participantes, e desta forma a SEDETUR cumpre sua função de fomentar o turismo, bem como proporcionar o desenvolvimento econômico de vários setores envolvidos.
2 thoughts on “A Secretaria SEDETUR do Alegrete, realizou uma trilha noturna com lendas e contos do Caverá”
Caio
(janeiro 7, 2025 - 11:28 am)Excelente descrição deste evento que se refere a nossas lendas e nosso folclore. Nosso Sul é muito rico em narrativas de fatos mesclados as nossas fantasias regionais, compondo um cenário no imaginário coletivo da nossa população. Obrigado
Márcia Ximenes Nunes
(janeiro 12, 2025 - 9:25 am)Que bom que gostou