Leonardo Cera do Alegrete, foi eleito vice-presidente da CONFAEAB, a principal organização nacional dos engenheiros agrônomos

 

O engenheiro agrônomo é o profissional formado no curso de Agronomia ou Engenharia Agronômica. Sua função é estudar, implementar e aprimorar técnicas e métodos que visem melhorar a produtividade do setor agropecuário, levando em consideração a preservação do meio ambiente.

O Engenheiro Agrônomo Leonardo Cera, natural de Alegrete e atual presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), foi eleito vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) para a região Sul, triênio 2025-2027.

A CONFAEAB é uma organização de classe com quase um século de trajetória, possuindo sede em Brasília-DF, reúne e defende os interesses das associações e federações estaduais de engenheiros agrônomos de todas as 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal.

A diretoria, que é formada por um presidente e um vice-presidente nacional e cinco vice-presidentes regionais, contará com Leonardo Cera como o integrante mais novo do time, que terá como missão a responsabilidade de liderar iniciativas que promovam, defendam e valorizem a Agronomia nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, colaborando para a evolução da Rede Agronomia.

Cera expressa sua gratidão pela confiança depositada pelos colegas e pelo suporte da família, salientando a relevância do cargo que irá ocupar. A região Sul do Brasil é a mais rica em associações profissionais, com mais de 50 organizações nos três estados, onde mais de 40 mil engenheiros agrônomos exercem suas atividades. Essa representatividade evidencia a força da Agronomia e o impacto que ela tem no agronegócio, setor fundamental para a economia dos três estados da região Sul do Brasil.

Conheça as áreas de atuação da Engenharia Agronômica

A Engenharia Agronômica é uma área muito ampla, com diversas possibilidades de atuação. Os engenheiros agrônomos podem trabalhar em empresas privadas, públicas, órgãos de fomento, consultorias, projetos, construção civil, entre outros.

Algumas das principais áreas de atuação da Engenharia Agronômica são:

  • Produção vegetal: os engenheiros agrônomos são responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas de produção vegetal, como irrigação, fertilização, manejo de pragas e doenças, entre outras.
  • Produção animal: os engenheiros agrônomos são responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas de produção animal, como nutrição, manejo, sanidade, entre outras.
  • Engenharia rural: os engenheiros agrônomos são responsáveis pelo planejamento e execução de obras e serviços de infraestrutura rural, como irrigação, drenagem, estradas, entre outras.
  • Gestão de agronegócios: os engenheiros agrônomos são responsáveis pelo planejamento, organização, direção e controle de empresas e empreendimentos agroindustriais.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *