O município de Ijuí no Rio Grande do Sul é tem o título de “Capital Mundial das Etnias”

Ijuí é um município do Estado gaúcho com uma população em torno de 87.775 habitantes, segundo o último Censo do IBGE.

Ijuhy significa na linguagem indígena Guarani, “Rio das águas claras” ou “Rio das águas divinas.

Devido à diversidade étnica da cidade, resultado da imigração de mais de três dezenas de povos de origem europeia, africana e asiática, o município é conhecido como a “Capital Mundial das Etnias”, onde realiza-se anualmente a Exposição Festa Internacional das Etnias, a EXPOFEST, que atualmente conta com 13 etnias e quatro núcleos étnicos.

 

Lindas florestas tinha às margens do rio Ijuí e o interesse do governo do Brasil naquela época seria tornar as terras agricultáveis. No ano de 1889 mandaram medir mil colônias para serem ocupadas pelos imigrantes que eram conhecidos por serem trabalhadores, religiosas e pessoas pacíficas para estarem nas terras.

Vindo de diversos países foram os pioneiros no desenvolvimento do município que passou a caracterizar-se pela diversidade étnica.

Desde os tempos da fundação da colônia Ijuhy em 19 de outubro de 1890, há registros que tinham encontros religiosos e festivos, eram 19 línguas para se aprender e dialetos bem diferentes.

Foi então que o trabalho familiar e a religiosidade marcaram a história destes povos que aqui chegaram nas terras do Sul do país, tornando o município próspero nas diversas áreas da sociedade.

Como fala a tradição, por anos cultuavam seus usos e costumes e foram passando de pai para filho.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *