Conquista de Barga pela FEB completa 80 anos

Brasília (DF) – Há 80 anos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) prosseguiu no seu avanço em terras italianas, no contexto da Segunda Guerra Mundial, ocupando a cidade de Barga. O feito ocorreu em 11 de outubro de 1944, com as tropas brasileiras do primeiro escalão já acrescidas de militares de outros dois contingentes embarcados semanas antes no porto do Rio de Janeiro.

A ocupação de Barga aconteceu quatro dias após a conquista de Fornaci, quando os alemães tentaram, sem sucesso, destruir a fábrica de munições e acessórios para aviões, que havia sido capturada pelo Destacamento FEB no dia anterior.

Após essas ações e uma breve pausa na progressão, o comandante do Destacamento FEB, General Zenóbio da Costa, por necessidade de reorganizar e centralizar os meios de combate, determinou o envio de patrulhas de Infantaria, com a tarefa de obter informações atualizadas sobre o inimigo.

Algumas dessas patrulhas viram-se sob intensos fogos de morteiros e metralhadoras e, ao regressarem com as novas informações sobre os nazistas, suscitaram a decisão do comandante para a retomada do movimento em direção a Barga.

Os pracinhas avançaram sob o pesado volume de fogo alemão, o que não impediu a ocupação dessa localidade. Barga permaneceu no controle da tropa brasileira até o dia 4 de novembro, quando a FEB foi deslocada do vale do Sercchio para atuar no vale do Reno.

*Exército Brasileiro

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *