Através da APPIBRAS no Amazonas, aconteceu o Encontro de Produtores de Pitaya de Rio Preto da Eva, com a presença de Dejalmo Nolasco Prestes, conhecido internacionalmente como Dr. Pitaya

Através da APPIBRAS no Amazonas, aconteceu o Encontro de Produtores de Pitaya de Rio Preto da Eva, com a presença de Dejalmo Nolasco Prestes, conhecido internacionalmente como Dr. Pitaya

Esse momento ocorreu no dia 24 de setembro, na qual o público alvo foi o “Projeto Pitaya”, com temas como a Sanidade, poda, adubação e muitos outros.

A produção de pitayas vem crescendo no Brasil e transformando a vida dos agricultores locais, no município já possui cerca de 150 mil pés da fruta, de acordo com A secretaria de Produção Rural de Rio Preto da Eva e o cultivo vem proporcionando melhorias significativas na vida desses agricultores.

A pitaya é uma fruta de sabor suave e doce que nasce de um cacto da família Cactaceae, do gênero Hylocereus, sendo relativamente comum em países da América Central e da América do Sul, assim como em Israel, Tailândia, Vietnam ou Malásia.

Existem 3 variações de cor da fruta: a pitaya vermelha, que tem cor rosa-roxa por dentro e por fora; a amarela, que possui casca amarela e é banca por dentro; e a branca, que tem a casca rosa e é branca por dentro. A cor da polpa da fruta varia de acordo com a quantidade de antioxidantes, de forma que a vermelha contém maior quantidade de antioxidantes que a amarela ou branca.

Além de ser uma fruta nutritiva, o seu cultivo é bom para a economia do país e possui muitos benefícios para a nossa saúde, como:

– Protege as células do corpo           

– Cuida da saúde da pele

– Fortalece os ossos

– Boa para o sistema imunológico

– Ajuda na melhora da digestão

– Regula os níveis de açúcar no sangue

– Ajuda a diminuir o colesterol

– Previne a anemia

– Promove a sensação de saciedade

– Rica em antioxidantes

– Fortalece a saúde cardiovascular

– Ajuda a manter o bom funcionamento cardíaco

– Possui propriedades anti-inflamatórias

Receita de sorvete de pitaya

– 2 xícaras de polpa de pitaya

– Adoçante a gosto

– 1 xícara de creme de leite, pode se o light

– 4 claras em neve     

Misturar os ingredientes e colocar em uma vasilha com tampa. Levar ao freezer por cerca de 2 horas. Bater com o auxílio de uma batedeira e voltar ao freezer até a hora de servir.

Receita de suco de pitaya com limão          

– 2 pitayas

– 2 limões

– Meio copo de água

Cortar as pitayas ao meio e tirar a polpa, depois cortar em pedaços, colocar dentro do liquidificador juntamente com o limão e a água e bater, depois adoce a gosto.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *