O que vamos fazer nesses dois dias em casa?. Procure ficar em paz dentro da sua casa, brinque com seus familiares, amem-se uns aos outros e vamos torcer para a vacina chegar logo para nós
Hoje o dia amanheceu em silêncio por aqui, dava para escutar o canto dos passarinhos, voando de lá pra cá, o latido dos cães entre o silêncio dos prédios, algumas vozes de crianças conversando. Mas quase nada de motor de carros, caminhões, ônibus…
O dia amanheceu ensolarado, com um sol radiante e hoje faz calor, depois de no meio da semana termos temperaturas abaixo de 0°C, hoje faz 28°C. Quem pode vai pra fora com seus filhos, escutar os maravilhosos barulhos do campo e o silêncio da noite na campanha.
Lockdown é uma medida imposta por uma lei e o isolamento é uma recomendação do governo, adotada ou não pela população. O objetivo é o distanciamento social, para as pessoas ficarem longes umas das outras, sendo que as pessoas da mesma família ficam juntas em casa. O objetivo maior é restringir a disseminação do vírus pela distância. O grupo de risco pelo Coronavírus engloba principalmente os idosos, acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, pacientes com doenças pulmonares, entre outras.
Claro que nem todos concordam com essa medida no final de semana, os comerciantes, mercados, padarias, feiras, porque no estoque tem muitos produtos perecíveis, que provavelmente tenham perda total. Mas como desde o início dessa pandemia, uns pagam pelos outros, mas não esqueçam daqueles que perderam os empregos desde o início disso tudo e não arrumaram mais.
Uma maneira de repensarmos nossa vida
O que fazer em casa? É uma maneira de repensarmos nossa vida, nossos problemas, ficarmos com o nosso EU. Ficamos juntos o tempo todo com as pessoas que moramos, vamos jogar vídeo game, cartas, stop, joguinhos, aprender receitas novas na cozinha, ver uma série na Netflix, olhar jogos de futebol na TV (os possíveis é claro), arrumar seu guarda roupas e aproveitar para doar roupas que não usa mais, tem tanta gente precisando, não esqueça dos milhares de desempregados.
Também podemos ler ou reler um bom livro, fazermos chamada de vídeo para amigos e familiares. Tomarmos um chimarrão, interagindo com nossos filhos e eles conosco. Para ficarmos em casa, deixaremos de visitar nossos pais (idosos)no final de semana, mas tem que ser assim, imagina se todo mundo sair para fazer isso, é errado, perderemos a finalidade do isolamento social.
Os namorados vão ter que ficar sem se verem, mas graças a Deus e aos inventores, podemos nos comunicar através do celular, através dele a outra pessoa fica mais perto de nós, aproveitem e conversem com seus pais, pois antigamente se namorava através de cartas, às vezes esperavam 15 dias para a carta chegar na sua casa, portanto fiquem felizes com seus aparelhos celulares, na verdade hoje em dia a gente visita o mundo através dele.
Vamos ser mais humanos e pensar no nosso próximo, precisamos ser mais empáticos. Unam-se colorados e gremistas, branco, índio ou negro, católicos, umbandistas, evangélicos ou espíritas, idoso e jovem, trabalhadores e desempregados, políticos de diversos partidos, chegou a hora de lutarmos juntos pela sobrevivência e pela economia também.
Procure ficar em paz dentro da sua casa, brinque com seus familiares, sorriem, relembrem coisas boas, amem-se uns aos outros e vamos torcer para a vacina chegar logo para nós.
Edição: Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Reprodução