No Bloco 2 do Parque de Exposições Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no KM 2 da BR-174, os visitantes têm acesso gratuito para conferir a exposição de animais na fazendinha e as atividades de equitação. Fazendeiros estão apresentando vacas-leiteiras e de corte, bois, cabras, bezerros e cavalos.
O objetivo do bloco é, além de mostrar os animais, explicar as diferenças nos processos de criação de gado e como se originam os produtos derivados dos animais de fazenda.
Os animais são trazidos das fazendas para a tenda do Bloco 2, organizados em espaços separados para cada fazendeiro. O transporte dos animais é, na maioria das vezes, feito por caminhões, como é o caso dos animais da Fazenda Santa Rosa, localizada em Careiro Castanho.
“Trabalho com gado de pasto e não com cocheira. Quando há necessidade de suprir um nutriente, damos um mineral para repor. Nosso gado é livre”, explicou Jefferson Araújo, proprietário da fazenda, que afirma que os animais têm liberdade no local.
Vale ressaltar que a 46ª Expoagro 2024, que começou na terça-feira (24), vai até domingo (29), com torneios para escolha do melhor úbere, ovino, caprino, melhor vaca, melhor novilha, primípara e bezerra, além de melhor vaca bubalina.
Segundo o Governo do Amazonas, cerca de 300 animais estão expostos no local, a maioria em áreas de visitação pública, especialmente atrativas para crianças, como carneiros, ovelhas, cavalos e pôneis.
Texto: Ryan Jatahy/Conceição Melquíades
Fotos: Emelin López