Exposição de Artesanato Indígena é destaque na Expoagro

Comunidades indígenas contam com uma tenda onde expõem seus produtos diferencial é a cultura e diversidade da Região Norte, que é apresentada aos visitantes do Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus.

Para os expositores de artesanato é de extrema importância a representatividade dos povos indígenas e suas comunidades na 46° Expoagro 2024.

 “Isso aqui não é só uma feira. Nós, indígenas, que moramos na cidade, mesmo assim temos noção da nossa identidade. Muitos de nós deixamos de falar a língua materna, mas continuamos a fazer artesanato, que aprendemos com nossos avós e pais”, disse a artesã Elenir Soares, da comunidade Ticuna.

Além de implementar a relevância dos indígenas que vivem na cidade, a Feira de Artesanato Indígena também disponibilizou espaço para a agricultura familiar, que é fonte de renda das comunidades mais isoladas.

Do Rio Preto da Eva, a comunidade Kokama trouxe para a Expoagro seis variedades de produtos produzidos sem produtos químicos: farinha, tucupi, sucos naturais, sementes e bijuterias feitas à mão.

“A gente trabalha com a agricultura familiar e artesanato feito na aldeia Yakami. Nosso próprio produto, que é feito de forma natural”, ressaltou a artesã Bia Kokama.

Segundo o governador do Amazonas, a Expoagro deve receber 280 mil visitantes nos seis dias de programação e movimentar mais de R$ 230 milhões na economia do estado.

 

Texto: Ryan Jatahy / Conceição Melquíades

Fotos: Ryan Jatahy

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *