Projeto Jaci de Manacapuru é dignidade feminina na Feira do Empreendedor Sebrae

O Projeto Jaci, que está sendo apresentado na Feira do Empreendedor do Sebrae, destaca a importância da dignidade feminina. Localizado no Eixo de Sustentabilidade, o projeto exibe um dispenser que oferece absorventes para estudantes do Ensino Médio e Fundamental 2, uma ação que começou em Manacapuru. Além disso, promove palestras que ajudam meninas a conhecerem melhor seus corpos, rompendo com tabus e incentivando o diálogo sobre o ciclo menstrual.

Segundo o Professor Galileu Pires, Coordenador de Robótica e um dos líderes do projeto, trata-se de “uma inovação tecnológica nascida de uma escola pública em Manacapuru, desenvolvida por meninas pesquisadoras.” O Projeto Jaci também apresenta produtos ecológicos e biodegradáveis, como uma folha de papel feita a partir de escamas de peixe, além de óleos naturais, pó de chocolate e um absorvente exclusivo que mede o pH feminino.

Para Marcela Bastos, estudante e pesquisadora envolvida no projeto, esta é uma grande oportunidade para “ajudar meninas que têm medo de falar sobre o ciclo menstrual. Não precisamos ter vergonha, é algo normal.”

 

Texto: Ryan Jatahy / Antonio Ximenes

Fotos: Ryan Jatahy

Edição: Beatriz Costa

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *