Mauro Campbell assume Corregedoria-Geral de Justiça nesta terça-feira

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques (61) tomará posse, nesta terça-feira (3/09), como novo Corregedor-Geral de Justiça em substituição ao também ministro do STJ Luís Felipe Salomão. O corregedor-Geral atua no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

 

Salomão, inclusive, vai deixar de herança para Campbell o processo mais espinhoso que corre no Conselho Nacional de Justiça e no qual estão sendo revisadas todas as decisões tomadas pelos juízes federais envolvidos na Operação Lava Jato. Dentre estes estão Gabriela Hardt e Luís Bonat, bem como o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

 

A Corregedoria Geral de Justiça tem como função principal supervisionar e fiscalizar a atividade jurisdicional e administrativa dos órgãos e serviços do Judiciário.

 

Essa função é essencial para garantir que os procedimentos legais sejam realizados de maneira eficiente, transparente e em conformidade com a lei.

 

Além disso, o Corregedor-Geral é responsável por investigar possíveis irregularidades, orientar juízes e servidores e promover a melhoria contínua da gestão judiciária. Com a posse de Mauro Campbell Marques, espera-se uma gestão focada em aprimorar a Justiça brasileira, buscando sempre a eficiência e a transparência.

 

Amazonense de Manaus, Mauro Campbell Marques é formado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett (UniBennett), do Rio de Janeiro, em 1985. Iniciou a carreira no Ministério Público do Estado do Amazonas, onde atuou como Promotor de Justiça e, posteriormente, como Procurador Geral de Justiça.

 

Campbell Marques se destacou no Ministério Público pela sua atuação firme e dedicada no combate à corrupção e na defesa dos direitos sociais. Em 2008, foi nomeado para o STJ, onde tem se notabilizado pela análise criteriosa de casos de Direito Público, especialmente no âmbito do Direito Administrativo, Ambiental e Tributário.

 

No STJ ele integra a Corte Especial e a Primeira Turma, de onde se despediu na última quarta-feira em função da indicação para a Corregedoria Geral de Justiça.

 

Fonte: Real Time

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *