No próximo dia 23, das 8h às 12h, Embrapa, Senar Maranhão, Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiro de São Bernardo e Ambev irão realizar reunião técnica sobre a produção e instalação das manivas-semente com qualidade fitossanitária, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp, órgãos do Governo do Maranhão. O evento será na cooperativa e irá discutir e aprofundar os conhecimentos sobre a produção de manivas-semente na agricultura familiar e na assistência técnica e extensão rural, visando à melhoria da produtividade da mandiocultura no Maranhão. A coordenação é da Embrapa Cocais e da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Estações
A reunião técnica será composta por 6 estações. Os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Herminio Rocha e Helton Fleck irão abordar, na Estação 1, o tema “Cuidados para o correto preparo das manivas semente na rede RENIVA”. Na Estação 2, Fleck vai tratar da “Produção e multiplicação de mudas de mandioca em estufas e viveiros” e, na Estação 3, Rocha irá conduzir debate sobre “Produção de miniestacas de mandioca”. Na Estação 4, “Experiências e manejo na implantação do RENIVA em Magalhães de Almeida/MA” é o tema a ser debatido pelo representante do Senar Antônio Jorge Siqueira Pontes Sobrinho. Representando a Embrapa Cocais, os técnicos José dos Santos Benício e José Soares Beserra Junior vão explicar sobre “Sistemas de irrigação para cultivo da mandioca”, tema da Estação 5. Por fim, aa Estação 6 vai trazer o tema “Plantio e Produção de miniestacas em campo”.
Sobre o Reniva
A Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (RENIVA) é uma estratégia organizacional de produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca com o objetivo de difundir, por meio de uma rede devidamente articulada para multiplicação, a transferência de manivas-semente de mandioca com garantida qualidade genética e fitossanitária, tanto para agricultores familiares quanto para os grandes produtores das principais regiões produtoras de mandioca em todo o território nacional.
Uma planta madura gera cerca de dez manivas-sementes. Com as técnicas de multiplicação do Reniva, esse número pode chegar a 400 mudas. O objetivo é disponibilizar manivas em quantidade e qualidade suficientes e nos períodos de mais demandas e nas melhores épocas de plantio. O Reniva tem possibilitado disponibilizar manivas-sementes em larga escala, produzir cultivares livres de doenças e pragas e resgatar variedades tradicionais. A tecnologia também colabora para a sustentabilidade e competitividade da mandiocultura.
*Embrapa Cocais