Comemoramos no dia 2 de setembro o dia do florista, ele é o profissional que faz arranjos de flores e vende para o público seus lindos arranjos. Precisa ter muita habilidade com as mãos e com sua criatividade para fazer arranjos bonitos e diferentes.
As flores fazem parte da nossa vida, tudo fica mais colorido com as flores dentro e fora de casa, flor é vida! Elas são de cores variadas e diferentes perfumes que encantam a todos.
Poetas, escritores, pintores, escultores e músicos se inspiram nas flores, com sua beleza, delicada, suave e trazem bastante inspiração.
As flores que podemos plantar no mês de setembro, chegam colorindo a nossa primavera, são elas: begônia, flor-de-cardeal, alyssum compactum, ageratum, houstonianum, rabo-de-galo, centáurea, girassol de jardim, cosmea sensação sortida, calêndula e amarelinha.
CALÊNDULA OU MARGARIDA
A calêndula foi muito usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia antigas como planta medicinal, como corante têxtil, corante alimentar e em cosméticos.
As folhas e as pétalas da calêndula são comestíveis, as pétalas podem ser adicionadas aos pratos substituindo o açafrão. As folhas podem ser doces, mas são geralmente amargas e podem ser usadas em saladas.
Trata-se de uma planta cultivada e cresce facilmente em locais soalheiros (onde tem boa incidência da luz solar) na maioria dos solos.
Também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, usada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações
CHÁ DE CALÊNDULA
Colocar 2 colheres de sopa das flores em 1 xícara de água fervente, deixe descansar por 5 minutos. Depois coar e beber ½ xícara de manhã e ½ xícara à noite.
ÓLEO ESSENCIAL DE CALÊNDULA
O óleo possui altíssima concentração de princípios ativos anti-inflamatórios, excelente para uso em cosméticos e cremes para tratamento de pele, área inflamada, dores, cicatrizantes…
Conta-se que na guerra civil americana os médicos que atuavam nos campos de batalhas utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde, a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na prática lá na guerra.
A calêndula também possui propriedades antioxidantes que rejuvenescem a pele e ação protetora solar devido a seus carotenóides.
Benefícios de usarmos a calêndula para nosso organismo
– Protege o fígado
– Regula os níveis de açúcares no sangue
– Fortalece a imunidade
– Acelera a cicatrização da pele
– Combate infecções e inflamações na pele
– Alivia inflamações das mucosas.