Comando Militar da Amazônia realiza a solenidade em alusão ao Dia do Soldado

O Comando Militar da Amazônia (CMA) realiza nesta quinta-feira (22), uma solenidade alusiva ao Dia do Soldado com desfile militar e entrega de medalhas. O evento terá a presença de cerca de 1.300 militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, uma
representação da presença militar na Amazônia Ocidental, em defesa da Pátria, do apoio aos
povos originários e à população amazônida.

A cerimônia será realizada no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, do Quartel-General, sediado na capital amazonense, reunindo autoridades militares e civis convidados nas homenagens que destacam o patriotismo, compromisso e dedicação dos soldados da Amazônia, na garantia da segurança e soberania da região.

Além do desfile militar, o evento contará com condecorações concedidas pelo Comandante do Exército: a Medalha do Exército Brasileiro e a Medalha do Pacificador, conferidas a militares e civis que se destacaram em ações e serviços relevantes, em prol do Exército Brasileiro, no cumprimento das suas missões constitucionais e atividades subsidiárias.

Sobre o Dia do Soldado

O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, é uma data importante para o Exército Brasileiro, pois marca o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias, Patrono do Exército. Reverenciar Caxias é uma forma de cultuar a todos os que, por
amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos, consolidando a independência, criando o amálgama de credos, raças e tradições, tão necessários para a identidade de uma Nação que deseja ser forte e soberana.

Biografia Duque de Caxias


Nascido a 25/08/1803, na Fazenda São Paulo – Vila de Porto da Estrela, atual Duque de Caxias/RJ. Assentou praça em 22/08/1808 no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte.
Cursou a Real Academia Militar e serviu em diversas Unidades. Deixou o Exército Brasileiro com mais de 70 anos de serviços prestados. Faleceu em 08/05/1880, na Fazenda Santa Mônica – Estação do Desengano – Japuranã. Em 23/08/1949, o Duque e a Duquesa tiveram
seus restos mortais exumados e, em 25/08, depositados no Pantheon de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. 

Participou das seguintes campanhas: Balaiada, no Maranhão, Revoltas Liberais de 1842, em Minas Gerais e São Paulo; Revolução Farroupilha e na Campanha contra Uribe e Rosas, no Rio Grande do Sul. Foi o Chefe das Forças Imperiais no Paraguai, Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Paraguai, Ajudante de Ordens de S.M. o Imperador e Conselheiro de Guerra. Na política foi Deputado da Assembleia Geral Legislativa pelo Maranhão, Senador pelo Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros. 

Por sua representatividade, feitos e história como Soldado e Cidadão, comemora-se na sua data natalícia o DIA DO SOLDADO, além de ter sido homenageado como Patrono do Exército Brasileiro. Única personalidade brasileira a receber o título nobiliárquico de Duque.

SERVIÇO
Data: 22 de agosto de 2024.
Horário: às 19:00.
Local: CMA, localizado na Avenida Coronel Teixeira, N° 4715 – Ponta Negra, em frente
ao Shopping Ponta Negra.

*com informações da assessoria

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *