Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia local através de capacitações, consultorias e oportunidades de negócios, promovendo a valorização da diversidade cultural, o Sebrae Amazonas realizará o Festival Sebrae de Negócios em São Gabriel da Cachoeira. O festival será dividido em três momentos: de 22 a 26 de julho, com foco em capacitações; de 29 de julho a 1º de agosto, com consultorias; e nos dias 2, 3 e 4 de agosto, com feira orgânica, rodada de negócios, atrações culturais e outras atividades.
O festival ocorre desde 2016 nos municípios do Alto Rio Negro, oferecendo instruções, consultorias, feiras e rodadas de negócios, além de diversos atendimentos. Nesta edição, o evento será realizado em São Gabriel da Cachoeira, localizado a 852 km da capital amazonense, é considerado a cidade mais indígena do país, com mais de 90% da população indígena. O evento contará com parcerias da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.
Para o gestor do Atendimento Territorial Rio Negro do Sebrae-AM, Frank Rodrigues, a ação tem o objetivo de capacitar os empreendedores e movimentar a economia local. “O festival vai realizar diversas ações simultâneas, tudo para capacitar os empreendedores de São Gabriel da Cachoeira e promover mais visibilidade para os negócios locais. Teremos várias comunidades indígenas, da agricultura familiar, do artesanato e outros empreendimentos participando do evento”, explica Silva. Além das capacitações, a ação também terá uma área de gastronomia local.
O Sebrae-AM tem realizado diversas ações de apoio e atividades de empreendedorismo nos municípios do Alto Rio Negro, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, oferecendo consultorias, capacitações, oficinas, orientações, apoio aos artesãos e fomento à agricultura familiar.
As iniciativas no alto Rio Negro focaram em fortalecer os laços comunitários, preservar a cultura local e capacitar os indivíduos para a construção de um futuro sustentável, explica o gerente da Unidade de Empreendedorismo do Interior (UEI), José Antônio Cardoso. “O Sebrae tem realizado diversas iniciativas de empreendedorismo nos municípios do alto Rio Negro. Em São Gabriel da Cachoeira, vamos continuar impulsionando ainda mais seu potencial empreendedor. Nosso objetivo é continuar promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessa região”, afirma. Em 2023, o município implementou o Programa Cidade Empreendedora.
A programação do festival será dividida em três momentos: primeiro, serão oferecidas capacitações; depois, consultorias; e, por fim, uma feira de negócios com diversas atividades.
De 22 a 26 de julho, serão oferecidos cursos de atendimento ao cliente, gestão de vendas, fotografia para mídias sociais, marketing digital para empreendedores, gestão financeira e formação de preço e venda. Já de 29 de julho a 1º de agosto, serão oferecidas consultorias em inovação na gestão de negócios, marketing e vendas e gestão financeira.
No dia 2 de agosto, haverá feira de produtos orgânicos com a comunidade Tuyuka, rodada de negócios de artesanato indígena, workshop de panificação, corte e costura, palestra sobre direito tributário e cadastro comercial. Atrações culturais incluirão o Agita São Gabriel, dança capiwayá, dança carriçu, apresentação dos Filhos do Rio Negro e a quadrilha Gracilianos na Roça. As atividades acontecerão das 6h às 22h.
No dia 3 de agosto, haverá feira da agricultura familiar da comunidade Balaio, workshop de artesanato e nutrição. As apresentações culturais serão com o grupo Baré, a quadrilha Unidos de São Sebastião, apresentação dos Tukano e a quadrilha Praianos na Roça. As atividades serão das 6h às 21h.
No dia 4 de agosto, a feira da agricultura familiar da comunidade Teotônio Ferreira e shows musicais com bandas locais encerrarão o evento. As atividades acontecerão das 6h às 12h