Em uma manhã marcada por emoção e patriotismo, o Comando Militar da Amazônia (CMA) celebrou, nesta sexta-feira (19/07), o Dia do Veterano, em evento realizado na 12ª Região Militar. A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares, foi um tributo aos militares que dedicaram suas vidas à defesa da Nação Brasileira.
Em seu discurso, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, explanou sobre o dia 18 de julho, o Dia do Veterano e sua importância para a história do Exército Brasileiro. “Hoje o CMA está honrando os veteranos do Exército Brasileiro. Aqueles camaradas que já vestiram a nossa farda e que continuam vestindo em seus corações. Então é o momento de nós comemorarmos e reconhecermos o trabalho daqueles que estiveram ao lado do Exército Brasileiro”, enfatizou o General.
O evento foi palco de diversas atividades que exaltaram a importância da data. Cerca de 100 veteranos, que com bravura e amor à Pátria defenderam nosso solo, puderam desfrutar de atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, tiragem de dúvidas para emissão de identidade militar, além de uma grandiosa exposição de material militar que retrata a rica história do Exército Brasileiro.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como o médico e reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), doutor Euler Ribeiro, que ressaltou a colaboração dos veteranos junto à instituição. “A FUnATI já tem uma parceria muito grande com os veteranos e estamos aqui presente para compartilhar, não só os conhecimentos, mas para abrir as portas para continuar a recebê-los”, destacou.
O legado que inspira o futuro
Comemorado no dia 18 de julho, em homenagem aos militares brasileiros que serviram na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, o Dia do Veterano no Comando Militar da Amazônia foi um evento memorável que celebrou a bravura, o patriotismo e o legado inspirador dos veteranos.
*Comando Militar da Amazônia