O Estado gaúcho sempre foi bem florido, principalmente nas cidades de origens alemãs e italianas, nos Pampas também tem muita flor do campo, brinco de princesa que é a flor símbolo do Rio Grande do Sul e tantas outras espécies

 

São muitas as flores que colorem e perfumam o Estado gaúcho, elas que encantam os canteiros, praças, parques, campos, serras e as avenidas das cidades, sendo muitas delas adeptas do clima mais frio que temos por aqui.

Conheça algumas flores que são cultivadas no Rio Grande do Sul:

Palma-de-santa-rita, sempre-viva-de-mil-flores, Maria-sem-vergonha, gazânia, margaridas, petúnia, erva trindade, dália, brinco de princesa, tuia-holandesa, crisântemo, repolho-ornamental, álisso, cedro, Cabreúva flor dama da noite, camará, collaea, farroupilha, Jacobínia, lanterninha, topete-de-cardeal rosa e vermelha, goiaba-serrana, manacá-de-cheiro, falso-íris-azul, lírio-dos-ventos, margarida-do-campo, verbena-lilás e vermelha, cipó-de-são-joão, flor da corticeira e muitas outras.

MARGARIDAS – As margaridas também são chamadas de calêndulas, é uma planta medicinal, um cicatrizante natural, antigamente era usada como corante natural para tecidos e para a comida também.

PETÚNIA – As petúnias são lindas flores e muito delicadas, seu ciclo de vida é somente de um ano. Elas gostam de luz, mas não toleram o sol direto nelas, por isso vivem bem no sul do país, além de serem multicoloridas e deixam os jardins lindos.

ERVA TRINDADE – A erva trindade também é chamada de amor perfeito, muito delicada e colorida, são flores rasteiras e adoram o clima frio do inverno.

DÁLIA – A dália é uma flor nativa do México e pode florescer o ano todo. Elas são coloridas e enfeitam os jardins, parques e praças.

BRINCO DE PRINCESA – O brinco de princesa é a flor símbolo dos gaúchos, muito delicada e possui um formato de brinco, e suas flores ficam pendentes no caule. A coloração mais tradicional é o vermelho com a cor violeta.

FLOR DA CORTICEIRA        

Tem grande importância para o paisagismo, pois quando floresce é extremamente ornamental. Chama atenção que durante a sua floração as folhas caem no chão, e é muito atrativa para os beija-flores.

Suas flores são róseas ou vermelhas que nascem durante os meses de setembro, quando as folhas caem.

FARROUPILHA

A flor farroupilha, possui metade da flor na cor amarelo e a outra metade vermelho, e juntamente com suas folhas verdes, dão origem ao0 seu nome devido as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

JACOBÍNIA

Também conhecida como camarão vermelho pela forma e cor de suas flores. Suas flores lembram forma de espiga, de cor vermelho vivo, sendo uma ótima opção para atrair beija-flores.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *