Sob a coordenação do Comando Logístico (COLOG), o quarto e último comboio do Comando Militar do Planalto (CMP) partiu da Capital Federal, dia 3 de julho, levando 330 toneladas de suprimentos à Região Sul do Brasil.
No total, são 130 viaturas e cerca de 200 militares que percorrerão mais de dois mil quilômetros de estrada, transportando água, colchões, material de higiene, roupas de cama e cestas básicas para a população do Rio Grande do Sul.
Para viabilizar o deslocamento, que terá a duração aproximada de quatro dias, o comboio foi subdividido em três subcomboios, tendo como destino a capital Porto Alegre e as cidades gaúchas de Santa Maria e Canoas.
Presente durante a saída do comboio, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, ressaltou a marca de aproximadamente três mil toneladas de doações transportadas por viaturas da Força Terrestre. “Não é uma manobra simples, e nem qualquer instituição tem a capacidade de operacionalizar logisticamente esse deslocamento. Ressalto a excelente integração com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira em prol do povo gaúcho”.
Além do Comandante, o evento contou com a presença do Comandante Logístico, General de Exército Flavio Marcus Lancia; do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior; do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona; do Chefe de Coordenação de Operações Logísticas do COLOG, General de Divisão Ulisses de Mesquita Gomes; do Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos; do Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Ivon Barreto Leão; e dos Comandantes das Organizações Militares diretamente subordinadas ao CMP.
Outros três comboios já seguiram de Brasília para o Rio Grande do Sul. No início do mês de maio, foram 180 toneladas de donativos, em um comboio composto por 18 veículos e 46 militares do Comando Militar do Planalto.
No dia 22 de maio, um segundo comboio partiu para o Rio Grande do Sul levando 150 toneladas de mantimentos, colchões, roupas de cama e artigos de primeira necessidade. Essas doações foram arrecadadas na capital federal e seu entorno e estavam armazenadas na Base Aérea de Brasília. Já no dia 24 de maio, o terceiro comboio com 22 viaturas rumou para o sul do país, conduzindo donativos para a população atingida pelas chuvas.
Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável.