Você já ouviu falar ou comeu o muricato, conhecido como melão andino, também pertencente ao grupo PANC
Márcia Ximenes Nunes
Essa hortaliça-fruto pertence ao grupo PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e não são muito consumida no mundo, mas conhecida dos brasileiros, uma fruta com muitos benefícios para a nossa saúde.
o muricato vem a ser parente do tomate e da berinjela, são da família botânica das Solanáceas, uma hortaliça-fruto que vem sendo muito estudada por pesquisadores da Embrapa Hortaliças, do ponto de vista dos aspectos agronômicos e características nutricionais. O fruto é alongado como um tomate do tipo italiano e levemente adocicado.
No Chile e no Peru o muricato recebe o nome de melão andino pela tonalidade da casca que vai do verde bem claro ao amarelo e sua polpa é amarela. No Brasil a hortaliça concentra-se nas regiões Sul e Sudeste, conhecido como um fruto exótico. Encontrado sem outras regiões com nomes variados como: pepino-doce, melão dos Andes, melão-arbusto, pera-melão, entre outros nomes. Pode ser consumido in natura, em sucos, vitaminas, chás, saladas, geleias, doces e outras receitas.
Conheça alguns benefícios que encontramos no muricato: – Rico em vitaminas A, C e do Complexo B – Fonte de sais minerais como o ferro, cálcio e fósforo – Previne o câncer – Bom para o sistema imunológico – Combate a prisão de ventre – Ajuda com retenção de líquido – Ajuda a eliminar toxinas – Hidrata o organismo – Protege contra os radicais livres