Você já deve ter ouvido falar, principalmente aqui no Rio Grande do Sul a expressão: Me dá 10 “pila”

Um termo típico gaúcho, que como diz a tradição, foi passado de pais para filhos até porque “tradição” aqui no Rio Grande do Sul é um assunto que vive dentro de nós, as expressões, as vestimentas, o modo de falar, a comida, os doces, as danças, os cavalos, o chimarrão e “pila” para nós tem referência ao dinheiro, como se fosse quinze reais e é dito 15 pila.

 

A palavra “pila” como moeda provém do político do Partido Libertador do Rio Grande do Sul, Raul Pilla. Esse político e seu partido apoiaram a Revolução Constitucionalista, contra Getúlio Vargas.

Como essa revolta foi mais intensa em São Paulo e teve pouco respaldo no seu estado, ele teve que se exilar no Uruguai, saindo sem levar nenhum dinheiro. Os seus partidários para ajudar no seu sustento passaram a cotizar-se vendendo bônus com um certo valor, que logo passaram a ser negociados, por um breve tempo como dinheiro entre os seus partidários.

 

Dizia na cédula, o portador contribui com o valor de…Cr$ para o Partido Libertador, em prol da democracia. E até era assinado pelo político, em um cantinho do documento.

Assim se resolveram alguns valores em cruzeiros que foram encaminhados ao Raul Pilla, pelos seus partidários como auxílio financeiro, nascendo a denominação de “pila”, equivalente ao dinheiro.

São as expressões do Estado gaúcho que usam até os dias de hoje, isso porque no Sul do Brasil o tradicionalismo percorre dentro de cada um, todos os feitos da história permanecem vivos até hoje.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *