Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Vamos conhecer o azeite de oliva extra virgem “Monte Santo”, da granja de Todos os Santos, no Alegrete – RS, essa produção de olivas está crescendo muito em solo gaúcho

Nosso entrevistado é o Márcio Viçoza Vaucher, técnico em agropecuária, pesquisador da extinta FEPAGRO, órgão da pesquisa agropecuária gaúcha e atual responsável técnico da Granja de Todos os Santos, e produtor do azeite extra virgem “Monte Santo”, na qual tem sua acidez abaixo de 0,2%, obtida somente por método laboratorial, na qual é o sócio fundador no ano de 2014 juntamente com sua esposa e sua sogra.

…”Foi buscando uma forma de desbravar horizontes que optamos pelo cultivo de oliveiras, uma cultura que estava ainda com poucos produtores no estado do Rio Grande do Sul e sendo pesquisada pela EMBRAPA nas regiões gaúchas, através de um mapa edafoclimático. Contratamos profissionais do setor, orçando preços das mudas e custos para a implantação, e decidimos então dar início ao plantio.”…

                                        

…”Nossa surpresa veio quando noticiado que o município de Alegrete e outros da região da Campanha seriam beneficiados pelo Programa Brasil Próximo, que era um convênio do Brasil com a União Européia, que valorizava a cadeia de produção do azeite extra virgem no município de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Caçapava do Sul e Santana do Llivramento.

Em visita à Secretaria de Agricultura, conseguimos nos candidatar a vaga para o município, sendo a nossa propriedade selecionada para tal projeto, nos tornando assim os pioneiros do cultivo em Alegrete. Damos o início ao plantio e recebemos em torno de 290 mudas de oliveiras sendo elas: Frontoio, Leccino e Coratina, sendo todas variedades italianas. Precisávamos de uma polinizadora que foi a Arbequina, uma das oliveiras mais cultivadas no Brasil, variedade espanhola e precoce que forçaria a polinização do olival, implantamos assim 1,5 hectares.”…

…”Na implantação do olival foi feita a correção de 16 toneladas de calcário por hectare, devido ao solo ser superácido, superfosfato triplo e NPK para poder plantar o olival.

Nossa referência na produção de azeite vem de Santana do Livramento diretamente com a empresa OLIVOPAMPA Indústria e Comércio de produtos olivícolas Ltda. Na qual processa nosso azeite e comercializa mudas de oliveiras para implantação de novos olivais. Nosso consultor técnico também é de Livramento, empresa OLEA consultoria olivícola na figura de Alexandre Fernandes, engenheiro agrônomo e técnico em olivas com mestrado e doutorado pela Universidade de Jaem Espanha.”…

…”Passamos por muitos problemas neste período devido ao pouco conhecimento e literatura escassa sobre a cultura, passamos também por problemas de saúde como hemodiálise e transplante renal no período de 3 anos retardando nosso olival, por falta de cuidado e atenção as mesmas, mas com perseverança e fé vencemos esta etapa e desbravamos esta cultura milenar. Nossa primeira colheita e extração foi no corrente ano de 2023, já havia produção nos anos anteriores, mas com pouca expressão onde fazíamos conserva com a mesma. A produção em grande quantidade e qualidade foi a atual com 323,35 kg de azeitonas da varietal coratina, gerando 36,53 litros com 11,3% de rendimento, 253,80 kg da varietal frontoio e 48 kg da varietal leccino com colheita madura sendo feito um blend de campo gerando 24 litros de azeite com rendimento de 17,5%. O rendimento com maior percentual é devido a maturação do fruto (colheita verde gera um azeite intenso ou frutado, mas  com pouca porcentagem de óleo, já a colheita madura a quantidade de óleo é superior, mas pode gerar um azeite com alguns defeitos).”…

…”A nossa comercialização foi durante  a Semana Santa e o Festival Estadual da Linguiça Campeira do Alegrete, na qual comercializamos 92,78 litros de azeite do mais puro extra virgem produzido no TERRUÁR da Granja de Todos os Santos, com seu líquido sagrado o nosso MONTE SANTO, que tem  características sensoriais de frutado, amargo e picante, que são as principais qualidades dos betacarotenos e polifenóis presente nas nossas azeitonas.”…

                                                                                                                                                                            

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile