Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Tem certeza de que realmente você conhece a flor do girassol, o que chamamos de flor na verdade são as folhas e as flores estão no círculo grande. No Brasil a semente do girassol tem sido utilizada na produção de biodiesel

 

Dizem que o girassol não é uma flor grande, suas pétalas na verdade são as folhas da planta. As flores se disfarçam de amarelo para atrair polinizadores. Quando o olhamos dentro da flor, bem de perto, vamos ver que são folhas e você enxergará as flores pequeninas e delicadas que ficam dentro do círculo amarelo. A parte que pensamos ser a flor é na verdade um contorno que guarda centenas de flores e cada florzinha guarda dentro de si inúmeros girassóis.

O girassol é uma planta anual, muito cultivada pelo seu óleo e frutos comestíveis. O girassol mais alto já mediu 9,17 metros.

Os girassóis tiveram sua origem na América do Norte, cultivados pelos povos indígenas para a alimentação, por volta de 1.000 a.C, Francisco Pizarro González, um conquistador e explorador espanhol, encontrou diversos objetos Incas e imagens moldadas em ouro que faziam referência aos girassóis como o seu Deus Sol.

Dos seus frutos, popularmente chamados de sementes, são extraídos o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grãos. A semente também é usada na alimentação de pássaros e hoje em dia a pepita de girassol é usada na nossa alimentação, sendo um alimento funcional muito procurado hoje em dia nas casa de produtos naturais.

No Brasil a semente de girassol é muito utilizada na produção de biodiesel, por isso está cada vez mais procurada e produzida.

O girassol é a flor nacional da Ucrânia. A flor foi usada como símbolo do Esteticismo, que foi movimento artístico no século XIX.

Foram temas na série de pinturas de Van Gogh, da qual “Doze girassóis numa jarra” faz parte de sua coletânea.

A flor do girassol tem uma característica instintiva conhecida por todos, porque se posiciona na direção do sol durante o dia todo.

Simboliza a luz do sol, a vivacidade e a alegria.

As semente também são chamadas de pepitas de girassol, possuem gorduras insaturadas, proteínas, fibras, vitaminas, selênio, cobre, zinco, folato, ferro e fitoquímicos.

Podem ser consumidas em saladas verdes, granolas, frutas picadas, vitaminas, sucos, iogurtes, massas e outras refeições. São encontradas em casca ou sem casca, cruas ou assadas, com ou sem sal, encontramos as sementes em mercados e lojas de produtos naturais.

A Ucrânia é o maior produtor de girassol do mundo, com aproximadamente 13.626.890 toneladas de volume de produção.

O estado do Mato Grosso é o maior produtor de girassol do Brasil. Campo Novo do Parecis é considerado o município maior produtor. O estado é responsável por 60% da produção do nosso país.

Alguns benefícios de incluirmos a semente de girassol na nossa alimentação.

– Aliviam o estresse e enxaquecas

– Melhora a função cerebral, auxiliando a memória

– Combate câncer

– Previne o envelhecimento precoce

– Tem propriedades hidratantes

– Protege a pele

– Previne danos de radicais livres

– Promove a formação de células

– Previne artrite, asma e cataratas

– Reduz o colesterol

E tantos outros benefícios para nosso organismo.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile