Saúde Indígena pode ser prioridade na Organização Mundial de Saúde

Durante o 75º aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), a entidade discute uma resolução que pode tornar a Saúde indígena prioridade global. O texto foi apresentado pelo Secretário Especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. O aniversário da OMS que vai até 30 de maio, foi aberta no domingo (21), no Palais des Nations em Genebra, Suíça.

Conforme o secretário da Sesai, a resolução é um passo importante para as peculiaridades dos povos originários. O texto coloca aponta a especificidade da saúde dos povos indígenas e pede o reconhecimento dos seus direitos como tema prioritário na agenda da OMS.

“O governo brasileiro teve a oportunidade de propor uma minuta de resolução que trata sobre a Saúde dos povos indígenas. Uma iniciativa do governo que vem recebendo o apoio de diversos países e nós esperamos que essa resolução seja aprovada no próximo sábado em Genebra no próximo sábado”, afirmou Tapeba.

O evento em que o tema está sendo discutido é na Assembleia Mundial da Saúde. A Assembleia é importante por ser considerada a instância máxima de decisão da OMS: é de lá que sairão as políticas sanitárias que devem ser seguidas nos próximos 12 meses no mundo todo.

 

 

Post Author: Izaias Godinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *