São muitos os benefícios de consumirmos a linhaça, na qual é considerada um alimento funcional
Márcia Ximenes Nunes
Você sabia que a linhaça é a semente do linho e pertence à família Linaceae, muito utilizada na culinária como com o uso da farinha, do óleo e das sementes. Rica em fibras, ácidos graxos e proteínas.
O óleo de linhaça que é rico em Omega-3, Omega-6 e Omega -9, considerada um grande alimento funcional. Com o uso do óleo de linhaça inclui a fabricação de linóleo e tintas a óleo, Também é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.
No Brasil encontramos as sementes de cor marrom e dourada.
Os relatos mais antigos da semente do linho são datadas em 5000 a.C, na Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos da semente em tumbas faraônicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.
A linhaça tem propriedades preventivas graças aos compostos: antioxidantes e anticancerígenos, possui cerca de 39% de óleo na sua composição.
Pode ser consumida integral, moída (farinha ou farelo) ou na forma de óleo, Podendo ser ingerida em várias preparações como: pães, panquecas, saladas, massas, iogurtes, biscoitos, bolos, barra de cereal, vitaminas, sucos, saladas de frutas e muitas outras receitas. Pode ser adicionada uma colher de sementes ou farinha de linhaça em um copo de água e beber.
A linhaça é uma cultura de inverno no Brasil e o Rio Grande do Sul é o maior produtor da semente.