Ricardo Salles alega envolvimento de dirigentes de ONG’S com autoridades do Governo e cobra informações do Ministério do Meio Ambiente

BRASÍLIA. O ex-ministro do Meio Ambiente , deputado e presidente da CPI do MST Ricardo Salles (PL-SP), disse em depoimento hoje á CPI das ONGs do Senado, que há no Brasil uma ciranda na área do meio ambiente, com a participação de cerca de 40 figuras públicas conhecidas, que se revezam em cargos públicos ora como ministro, secretário, secretário de Estado, secretários municipais , ora em ONGs, na academia para produzir estudos encomendados e, mais recentemente, com interseção no setor privado, “um assinando cheque para o outro”.

Nesse conluio esses personagens que se revezam nesses cargos, se retroalimentam, um dando dinheiro para o outro em nome de proteger a floresta e os índios. Como na maioria dos depoimentos até agora, o ex-ministro citou como figuras mais importantes dessa ciranda os dirigentes do Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto Chico Mendes (ICMbio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

“As ONGs, sobretudo as ligadas aos indígenas, o ISA, a Apib, o que eles fazem? Usam o indígena, usam. O indígena é um pretexto para eles ganharem dinheiro e poder político. Usam as pessoas, usam a miséria alheia, usam a ignorância dessas pessoas para manipular”, disse Salles, completando:

“Quanto mais barulho fazem, mais dinheiro, grana!”


Por isso ele sugeriu á CPI que, em seu relatório , apresente projetos de lei para os tribunais de contas possam entrar na contabilidade de todo dinheiro que entra nas ONGs , e que oficie principalmente ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Agricultura, para que informem repasses a ONGs geralmente para realização de seminários, contratação de consultorias , estudos com resultados encomendados para subsidiar ações do governo.

 

‘Uma das ONGs que mais financiou inclusive jornalistas a participarem de seminários internacionais, cobertura de COP, cobertura de determinado evento, ou seja, financiaram esse movimento todo, foi uma entidade chamada Instituto Clima e Sociedade (ICS) . Quem era a grande articuladora e financiadora do iCS? Uma senhora que hoje está no Ministério da Marina, como Secretária nacional do Clima, Ana Toni”, disse Salles.

CPI das ONGs ouve ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles

*com informações da assessoria

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *