Oficina Territorial discute estratégias para a implementação do Plano Amazônia + Sustentável no Acre

Com intuito de promover a integração de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território do Baixo Acre, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, nesta semana, em Rio Branco (AC), a Oficina do Plano Amazônia + Sustentável.

Durante o evento,  mais de 100 participantes, entre gestores públicos e privados e produtores rurais, puderam discutir o planejamento estratégico do território, validar as cadeias produtivas e iniciar o processo de elaboração de uma carteira de projetos para estruturação e implementação do plano nos sete municípios que compõem o território.

O plano, formulado pelo Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (Deflo/SDI) do Mapa junto às instituições parceiras, pretende promover a convergência de ações da agropecuária sustentável e o ordenamento territorial nos nove estados da Amazônia Legal.

De acordo com a secretária da SDI, Renata Miranda, “esse processo de construção coletiva do Amazônia+Sustentável, além de respeitar as especificidades regionais, vai permitir que os agricultores tenham acesso a programas que vão contribuir para o aumento da produtividade e renda, impactando diretamente na questão ambiental”.  

Para o presidente da Cooperativa dos Agricultores e Pecuarista da Regional do Baixo Acre (Coopel) e produtor de leite, Ezequiel Rodrigues de Oliveira, “a iniciativa é muito importante porque estão ouvindo diretamente a base, o produtor rural, e não somente os técnicos”.

“Aqui a discussão acontece com a participação do produtor rural, das cooperativas, dos laticínios, das indústrias. Isso faz toda a diferença”, avaliou Ezequiel.

A Oficina, que teve o apoio da Secretaria de Agricultura do Acre e da Agência de Cooperação Alemã GIZ, reuniu representantes do Mapa, secretarias estaduais e municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Instituto de Defesa Agropecuária e Ambiental, Conab, Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac/Senar), Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura do Acre, Banco da Amazônia, Emater (AC), Embrapa Acre, Incra, Ibama, ICMBio, entre outras. 

*Mapa 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *