O POEJO é uma planta medicinal conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades que beneficiam a nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
O poejo é uma planta herbácea, aromática e medicinal relacionada com a hortelã que floresce no verão e no outono. Cultivada desde a antiguidade por causa de suas qualidades aromáticas e medicinais, pois era comum queimar a erva para repelir as pulgas e outros insetos das casas, daí o nome Pulegium, do latim, que deriva de pulex, uma referência às “pulgas”.
A erva além de servir como repelente também é utilizada para purificar a água, perfumar o ambiente, temperar bebidas e alimentos como chás, licores, vinhos, saladas, cozidos, assados, pudins, azeite aromatizado, etc.
As folhas possuem alta concentração de óleos essenciais aromáticos. Os gregos e romanos já faziam chás e infusões. O chá de poejo possui muitas propriedades como: ação digestiva, estimulante, tônica estomacal, sudorífera, adstringente, emenagoga, febrífuga, anti-inflamatória, expectorante, carminativa e antisséptica.