O pêssego é uma fruta muito saboreada no verão, por ser suculenta e refrescante, mas também podemos aproveitar os benefícios que ela possui para nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
O pessegueiro é uma árvore nativa da China e do sul da Ásia, com lindas flores roxas e com muitas propriedades para o nosso organismo. Uma fruta expectorante, laxativa, sedativa, diurética, antioxidante, desintoxicante e antitumorial.
Podemos usar as folhas, semente e folhas do pessegueiro na medicina natural, a infusão das folhas e sementes serve como um calmante, e as flores usadas como laxante suave.
O pêssego foi introduzido no Brasil em 1532 por Martim Afonso de Souza, que trouxe com ele algumas mudas da Ilha da Madeira e as plantou na Capitania de São Vicente, hoje atual estado de São Paulo.
A China é o maior produtor de pêssegos do mundo, os pessegueiros fazem parte das atrações turísticas do país e o Brasil é o 12º país, onde ganha grande destaque os estados da região sul e o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de pêssegos.
A fruta é facilmente encontrada nos mercados e feiras, podendo ser consumida ao natural ou em preparações de chás, sucos, mousses, sorvetes, saladas, bolos, compotas, geléias, tortas e muitas outras receitas.
Conheça alguns benefícios da fruta e do chá feito com as folhas: