O milho é um cereal muito importante na agricultura do nosso país, além de ser o cereal mais produzido no mundo, aproveite e acrescente ela na sua refeição
Márcia Ximenes Nunes
Os Estados Unidos é o maior produtor de milho do mundo e no Brasil destacam-se os estados do Paraná e São Paulo. O período da safra é entre dezembro e abril, no nosso país cerca de 5% do milho produzido aqui é consumido pelos humanos, muito pouco se comparado com os 95% que se dividem entre exportação e consumo pelos animais.
O milho é muito saudável e não contém glúten além de ter inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ele pode perfeitamente ser introduzido na alimentação do povo brasileiro diariamente.
Os primeiros registros da cultura do milho apareceu no México, há mais de 7 mil anos atrás, onde o alimento fazia parte da cultura dos povos como os Astecas e os indígenas do continente americano. Existem aproximadamente 150 espécies de grãos de milho espalhados pelo mundo.
As formas mais comuns de se consumir o milho são: assado, cozido e em grãos. Podemos utilizar o milho na produção de farinha, flocos, pipoca, óleo, amido e bebidas alcoólicas.
As maneiras mais apreciadas de comermos o milho são as pipocas em variados sabores, bolos, mingau, cremes, cuscuz, curau, pamonha, cozido com manteiga, broas e acrescentá-lo em várias receitas deliciosas.