Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Nossa entrevista hoje é com a Alice Araldi que trabalha junto com as famílias rurais, dentro da ovinocultura, principalmente em onde utilizar a lã ovina

 

Alice Fernandes Prestes Araldi, técnica Social Rural de Lavras do Sul – RS. Bacharel em Desenvolvimento Rural e atua na ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, pela EMATER-RS/ASCAR, juntamente às famílias rurais.

 

Em que momento da sua vida decidiu seguir essa profissão?

…”Pelo perfil do meu município na pecuária, prestei concurso para a EMATER-RS/ASCAR, sendo efetivada no ano de 1997.”…

 

Como está a situação da ovinocultura no Rio Grande do Sul?

…”Em sintonia com a crise que o setor atravessa no nosso estado, buscando novos caminhos para a produção de lã e carne. Vem diminuindo de tamanho e prioridade nas propriedades rurais do município de Lavras do Sul.”…

 

Como está o comércio de lã ovina?

…”O comércio de lãs produzidas em Lavras do Sul está no seu pior momento, já que predominam as lãs grossas provenientes da raça Corriedale, preferida pela sua dupla aptidão: lã e carne. Muita lã está estocada nos galpões sendo descartadas e queimadas, infelizmente. Somente as lãs selecionadas, bem acondicionadas após a tosquia e com fibras mais finas estão conseguindo comércio e ainda com o baixo preço.”…

Como chega a lã até os artesãos e quais processos a lã tem que passar até poder ser usada?

…”O artesanato tem sido fomentado em Lavras do Sul, como a atividade estratégica para a agregação de renda à atividade e aproveitamento da lã produzida. As artesãs da Associação de Artesãos Tecelagem Lavrense é em parte produzida pelas suas próprias famílias, comprada de produtores locais e frente à realidade, doada por aqueles que não conseguiram comercializar, mas destacamos que a oferta é muito maior do que a capacidade da absorção da tecelagem lavrense.

Os processos além do manejo na produção, tosquia e acondicionamento correto da lã novelo, lavagem, abertura e cardação das fibras, fiação, tingimento (opcional), tecelagem, modelagem e confecção das peças, e feltragem.”…

Quais trabalhos são feitos com a lã ovina?

…”Os tradicionais fios artesanais, xergões, pelegos, palas, ponchos, ruanas, capas, mantas e cobertores.

Os de vestuário: Casacos, blusões, toucas, meias, luvas, cachecóis, pelerines, palmilhas, golas e polainas.

Os de decoração: Tapetes, mantas, almofadas, panos, peseiras, souvenirs, bichos e esculturas em feltro.

Matéria prima e artigos para artesanatos feito a mão: Fios artesanais para tricô, crochê e tecelagem.

Lã cardada colorida para feltragem, mantas de feltro, peles curtidas artesanalmente.                  

 

Como funciona o trabalho das artesãs de Lavras do Sul?          

…”Funciona de forma colaborativa através da Associação de Artesãos Tecelagem Lavrense, onde se reúnem para  produzirem, capacitarem-se, trocar matérias primas e serviços, comercializar de forma conjunta, valorizar e divulgar a cultura do artesanato em lã ovina junto aos jovens e população em geral.”…

 

Como é o seu trabalho?

…”Meu trabalho como Técnica Social Rural da EMATER é promover a organização social destes artesãos em reuniões, encontros, prestar assistência técnica na produção e manejo do rebanho, capacitar através de oficinas, cursos e treinamentos, registros, organização e publicação de informações tradicionais. Promover a comercialização através de feiras, comércio local e eletrônico.

Dar acesso a políticas públicas através da formação, divulgação, regularização de documentos, elaboração de planos de produção, projetos de crédito e gestão das propriedades e de negócios.”…

 

 

 

 

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile