Marinha do Brasil realiza atendimentos médicos em comunidades indígenas do rio Javari

Entre os dias 04 e 13 de março, a Marinha do Brasil prestou Assistência Hospitalar às comunidades indígenas isoladas do Rio Javari. Para tal, foram percorridos mais de 2.600 milhas náuticas (equivalentes a 4.680 quilômetros) e empregados 74 militares na missão.

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, em parceria inédita com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas -, prestou atendimento às aldeias indígenas de Irari, Lago Grande, Lago do Tambaqui, São Luís, Cruzeirinho, Soles, Trinta e Um, Lobo e São Meireles. Ao todo, essas comunidades representam as etnias Canamari e Mayuruna, no Vale do Javari.

Durante a operação, embarcaram no NAsH Carlos Chagas doze servidores da Secretaria: uma coordenadora da operação, um intérprete e nove profissionais da área da saúde (uma nutricionista, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um técnico de radiologia e uma técnica em laboratório).

Foram realizados 107 atendimentos médicos, 76 odontológicos, 108 de enfermagem e distribuídos 12.042 medicamentos. Foram também aplicadas 509 doses de vacinas contra doenças imunopreveníveis. Jovens retornando para comunidade após atendimento no NAsH Carlos Chagas

Jovens retornando para comunidade após atendimento no NAsH Carlos Chagas

Fonte: Marinha do Brasil – Comando do 9º Distrito Naval

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *