Marinha ativa Grupamento e transporta Hospital de Campanha para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A Marinha do Brasil ativou um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil que embarcará, nesta terça (07/05), às 14h, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo a Canoas-RS. Na bagagem, os Fuzileiros Navais levarão um Hospital de Campanha, com capacidade de operar até 40 leitos, além de profissionais de saúde da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), para atender as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Os profissionais de imprensa interessados na divulgação do trabalho desse Grupamento devem enviar e-mail para cgcfn.comsoc@marinha.mil.br, até às 11h30, a fim de se credenciarem para entrevista coletiva, na Base Aérea do Galeão (na entrada do Correio Aéreo Nacional-CAN), às 12h30, desta terça-feira. O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil reforça os meios do Comando do 5º Distrito Naval em ação nas regiões afetadas, desde do 03 de maio, e também fará parte da Operação Taquari II, coordenada pelo Comando Conjunto Sul.

O contingente conta com 300 militares, 50 viaturas e 31 embarcações que irão atuar na desobstrução de vias, resgate de pessoas isoladas, transporte e distribuição de alimentos, água e material de limpeza.

O Hospital de Campanha será transportado, assim como parte dos militares, pela aeronave KC390 da FAB, com previsão de chegada a Canoas, às 17h desta terça-feira (07/05). Demais militares, com suas equipes multidisciplinares, deslocar-se-ão pelo mar a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, com equipamentos, maquinários e materiais que serão utilizados em apoio humanitário à população gaúcha.

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande está sendo empregado na Operação Taquari desde o dia 3 de maio. Ele dispõe de 75 militares, distribuídos por dois pelotões, e diversas embarcações tanto para transporte de carga como de tropa.

Com essas ações, a Marinha do Brasil reitera seu compromisso de proteger nossa sociedade em situações emergenciais, demonstrando a prontidão operativa e a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais.

Serviço:
Marinha ativa Grupamento e transporta Hospital de Campanha para o Rio Grande do Sul

Data: Terça-feira (07/05)
Credenciamento: até 11h30
Horário da entrevista coletiva: 12h30
Local: Base Aérea do Galeão (na entrada do Correio Aéreo Nacional-CAN)

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *