Jornalista Oswaldo Lopes exalta a ética no dia da imprensa no Senado Federal


O diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das águas, jornalista Oswaldo Lopes Filho, defendeu a ética e o respeito aos profissionais que praticam o bom jornalismo no Estado do Amazonas e no Brasil. A defesa ao bom jornalismo ocorreu durante discurso no Senado Federal, em Brasília, nesta sexta-feira (2), durante solenidade especial em homenagem ao dia da imprensa.

Na ocasião, o diretor-presidente representou o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), que também é jornalista. Ele afirmou que a valorização e o respeito aos profissionais de imprensa é uma das características do governador.

“O governador Wilson Lima tem muito carinho e respeito com a categoria. Até porque ele está governador, mas ele é jornalista e sempre será jornalista. É com muita honra que eu recebi a designação para estar aqui, no dia da imprensa, evento que tem a chancela da senadora Leila, e pudesse representar o governador e trazer a palavra dele e do Amazonas para a comunidade jornalística do Distrito Federal e a todos aqueles que participaram desse evento significativo”, disse o diretor-presidente.

Além disso, Oswaldo Lopes afirmou que os sindicatos dos profissionais de imprensa devem colocar em pauta mecanismos que possam penalizar as pessoas que não fazem jornalismo sério e propagam informações falsas.

“A categoria tem muita importância para a nação. E isso é uma coisa que devemos sempre levar em consideração na prática do bom jornalismo: a ética acima de tudo. Aquilo que dá uma certa relevância para a sociedade e resultados. Cobrar é uma missão da imprensa, informar é outra. Precisamos estar sempre atentos e vigilantes para praticar o bom jornalismo porque o país, o Estado, o município irão se beneficiar com o trabalho da imprensa”, finalizou.

Sobre a solenidade

A homenagem ao profissionais de imprensa no Senado atende a requerimento (RQS 54/2023) apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e outros, que foi aprovado pelo Plenário em 10 de maio.

Instituído por lei em 1999, o Dia da Imprensa é comemorado em 1º de junho, data do lançamento (1808) do Correio Braziliense ou Armazém Literário, publicado em Londres por Hipólito José da Costa.

Na justificação de seu requerimento, Leila chama atenção para o impacto das transformações tecnológicas sobre os meios de informação e defende o papel fundamental da liberdade de imprensa diante de afrontas e atos antidemocráticos.

“A importância e a influência da imprensa mantêm-se destacadas em qualquer sociedade democrática, motivo pelo qual a imprensa deve ser sempre responsável, porém, acima de tudo livre, para informar de forma transparente a população”, ressaltou a senadora Leila.

Post Author: Izaias Godinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *