Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Já ouviu falar na importância do “Micélio”, conhecido como a Internet da natureza

O micélio ou micorrise vem a ser um fungo que se espalha no subsolo, na qual cria uma rede de ligação entre todas as espécies vegetais, como se fosse um grande grupo de WhatsApp, porque eles se comunicam entre si e também cuidam de si e um dos outros, se protegem, alimentam-se e se abastecem com a água.

Você sabia que quando uma árvore na floresta é cortada o micélio faz a comunicação a muitas outras árvores na mata ou na floresta, que uma delas está morrendo e acontece que as outras árvores através do micélio, começam a cuidar do tronco restante para tentar salvar a vida da árvore que foi cortada.

Esses fungos vão alimentar  essa árvore com água e a protegem, porque aquele tronco que ainda não morreu pode ganhar sua vida de volta,  isso faz parte da grande família da floresta.

O micélio vem a ser  a parte vegetativa de um fungo ou colônia bacteriana, que consiste de uma massa de hifas emaranhadas e tem a grande função de carregar nutrientes até onde o fungo necessita, também com o processo de simbiose com algumas espécies. Ele é extremamente exigente em relação à temperatura e a umidade para dar processo ao restante do ciclo biológico dos fungos.

 

O micélio está sendo estudado como possível material de construção de trajes edificações, para a exploração espacial devido suas características de reprodutibilidade, abundância e outros fatores.

O MAIOR organismo do mundo é um MICÉLIO que mede 2.400 acre (971 ha), localizado no leste de Oregon, teve seu crescimento contíguo de micélio com tamanho estimado em 1.665 campos de futebol e com 2200 anos de idade. Este fungo  matou a floresta acima dele várias vezes e com isso construiu camadas mais profundas que permite o crescimento de cada vez maiores estandes de árvores. Fungos florestais formadores de cogumelos são os únicos cujas esteiras de micélio podem atingir tais proporções gigantescas.

                   

O micologista estadunidense Paul Stamets, que trabalha investigando fungos há mais de 40 anos, acredita que os micélios podem trazer soluções para, literalmente, salvar o mundo. Segundo o cientista, eles podem limpar o solo poluído, atuar como biopesticidas, tratar a varíola e até a gripe, Stamets chama o micélio de “A INTERNET DA NATUREZA”, devido a rede que eles formam debaixo da terra.

Ele cita 6 motivos pelos quais poderia ajudar a salvar o mundo:

– Micoatraentes e micopesticidas (biopesticidas)

– Propriedades antivirais e antibacterianas

– Reabilitação e restauração ecológica

– Econol

– Aliviar a fome mundial

– Soluções fúngicas para proteger as abelhas e superar a desordem do colapso da colônia.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile