Idam realiza curso de boas práticas de extração de látex no Sul do Amazonas

Cerca de 36 seringueiros estiverem presentes na capacitação de boas práticas de extração de látex e produção de borracha natural, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na comunidade do Igarapezinho, situada no município de Manicoré (332 quilômetros distantes da capital). A ação teve ainda o apoio da Associação dos Seringueiros da comunidade.

Com a duração de quatro dias, o curso teve como objetivo sanar dúvidas dos participantes sobre a extração de látex e a produção de borracha. Na prática da capacitação, foram sangradas várias seringueiras, e também praticado o manuseio dos novos materiais do kit sangria. Na etapa final, foi realizada ainda uma avaliação da capacitação por meio de formulários individuais.

“Atualmente, os seringueiros sabem sangrar as seringueiras. Mas na hora de fazer a coagulação para produzir o Cernambi Virgem Prensado (CVP), os mesmos ainda pecam, pois, dependendo dos procedimentos adotados nesta fase, eles terão produtos de baixa ou alta qualidade”, explicou o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (DATEF) do Idam e engenheiro florestal, Luiz Rocha.

Ainda de acordo com Rocha, a necessidade de capacitar os seringueiros do Amazonas acontece em um momento onde existe uma grande demanda na busca por borrachas de alta qualidade produzidas no estado.

“Hoje temos grande demanda, pois a empresa Michelin (fabricante de pneus), compra toda e qualquer quantidade de borracha de boa qualidade oriunda do Amazonas. Por isso surgiu a oportunidade de começarmos a pensar a safra de 2023, pois a ideia é já começar o ano com as capacitações, explicando para a comunidade que tipo de produto e qualidade a empresa quer”, justifica.

*com 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *