Eucalipto, árvore muito usada nas construções, celulose e óleo essencial que ajuda muita na nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
Hoje em dia a cadeia produtiva de reflorestamento de eucalipto dentro da indústria, cada vez mais tem importância no nosso mercado econômico. A plantação da árvore possui muitas vantagens socioambientais, como a diminuição do desmatamento, que é muito grande no Brasil, pois o uso da madeira de origem sustentável gera muitos empregos e renda alta. Colaborando muito com o desenvolvimento econômico do nosso país.
Com a extração das árvores plantadas temos uma série de produtos vindos da árvore in natura como: a lenha, toras, toretes, cascas e folhas. Temos os produtos semi processados como: tábua, ripas e celulose e os processados: chapas de madeiras e papéis, sem contar com a geração de energia pelo uso da biomassa de eucalipto que produz uma energia limpa.
A celulose é a estrutura mais abundante nos vegetais, sendo muito utilizada como matéria-prima em produtos do nosso uso cotidiano. No Rio Grande do Sul consta-se que os primeiros plantios de eucalipto foi em 1.868, por iniciativa de Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos primeiros brasileiros a demonstrar interesse pela planta.
ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO
O óleo é extraído por meio de destilação a vapor de sua folhagem, sendo um óleo 100% puro. Muito conhecido pelas suas propriedades mucolíticas, expectorantes e descongestionantes.
Usado no corpo em banhos e massagens, servindo para relaxar os músculos e aliviar tensões que ocorrem com exercícios físicos ou excesso de esforço.
No ambiente é utilizado para descongestionar o nariz, podendo usar o óleo em difusores, aplicar sobre o travesseiro ou outro tecido. Para a área emocional traz uma sensação de liberdade e expansão.
O óleo na limpeza energética elimina pensamentos negativos e autodestrutivos.