Conheça um pouco mais sobre os povos do gelo, os ESQUIMÓS, você vai se surpreender

 

Os esquimós são povos nativos da região Ártica, vivem na Groelândia, Alasca, no Canadá e no leste da Rússia. Os europeus e outros povos os chamam de esquimós há séculos, mas eles dão diferentes nomes a esse povo. No Canadá e na Groelândia preferem ser chamados de “inuítes” e no Alasca dão preferência para o termo esquimó.

Os esquimós, tradicionalmente, conseguem quase todo o seu alimento por meio da caça e da pesca. Alimentam-se da carne de renas, focas, morsas e baleias. Na água os caçadores esquimós locomovem-se em caiaques cobertos com pele de animais. Em terra viajam em trenós puxados por cachorros do gelo.

Usavam blocos de neve para construir abrigos chamados de iglus, também construíam casa de pedra ou cabanas cobertas de terra. No verão costumavam viver em tendas feitas de peles de animais. Usavam roupas também feitas de peles de animais, como a foca.

 

No final do século XX havia cerca de 117 mil esquimós por toda a região ártica. Em 1999, o Canadá criou uma reserva indígena para os inuítes, chamada Nunavut.

Conhecidos como povos solidários e muito pacíficos, os esquimós foram do nordeste da Ásia ao Alasca, há cerca de 15 mil anos. Esquimó significa “comedor de carne”.

Como vivem em lugares congelantes e da convivência com ursos polares, a população esquimó desenvolveu comportamentos específicos ao longo do tempo para garantirem a sua sobrevivência, como a construção de casas de gelo, os iglus, um abrigo congelado que esquenta.

Com o tempo eles estabeleceram relações com outros povos e assim puderam adquirir novas ferramentas de trabalho, como as armas de fogos. A maioria dos esquimós possui baixa estatura, a média de altura entre os homens é de 1.60m e entre as mulheres é de 1,50m, com estruturas corporais curtas e fortes.

Desde cedo o povo aprende a conviver e trabalhar junto, por isso são acolhedores. Segundo suas crenças, as crianças, são reencarnações de seus antepassados e por isso são consideradas muito importantes para o povo.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre os esquimós, esse povo que muito frio passou e por tantas dificuldades também, não tem como não admirá-los.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *