Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Com a chegada do mês de dezembro começa a aparecer muitas frutas para incluirmos na nossa dieta e que trazem muitos benefícios para o nosso organismo

Dezembro é o último mês do ano no calendário Gregoriano. Seu nome vem do latim “decem” que significa dez, dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março.

Hoje em dia encontramos uma grande variedade de frutas nos supermercados durante o ano todo. Isso se deve as técnicas modernas de produção agrícola, envolvendo sementes modificadas, adubos e até agrotóxicos.

Mas o ideal é escolhermos alimentos orgânicos e preferirmos as frutas da época.

São essas as frutas desse mês: Abacaxi, ameixa, banana-prata, coco verde, cereja, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uvas.

FRAMBOESA

A framboesa é originária da Ásia, e é uma fruta típica de clima temperado. Para a planta se desenvolver é necessário uma temperatura inferior a 7º C por pelo menos 700 horas por ano.

Possui sabor doce e é muito suave, grande quantidade de oxidantes, rica em fibras e carboidratos. Possuindo vitamina A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro.

Apenas uma pequena parte da produção da fruta é vendida in natura. Na maioria das vezes a frambroesa é empregada na fabricação de sucos, geléias, sorvetes, doces, compotas, licores, iogurtes, etc.

Os maiores produtores mundiais de framboesa são os Estados Unidos, Rússia, Polônia, Alemanha, Ucrânia e Hungria.

No Brasil os principais produtores de frutas vermelhas são o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Benefícios de consumirmos framboesa

– Usada no tratamento das gengivas

– Trata dores de garganta                   

– Prisão de ventre

– Reumatismo

– Doenças do fígado

– Doenças nos rins

– Hemorróidas e febre

– Reduz o risco de doenças cardíacas

– Pode melhorar a artrite

– Controla a pressão arterial

– Aumenta o metabolismo

– Protege os olhos.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile