Chega ao fim, luta de 5 anos de Plínio Valério para a instalação da CPI das ONGs na Amazônia

Com a maioria dos membros já indicados e registrados na Mesa Diretora, a instalação da CPI das ONGs na Amazônia, imediatamente, foi autorizada hoje pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) . Assim, chega ao fim a luta de cinco anos do senador Plínio Valério (PSDB-AM) , autor do requerimento da CPI, para investigar denúncias de indígenas e outras lideranças da região, sobre a existência de um governo paralelo comandado por organizações não governamentais financiada pelo capital estrangeiro, principalmente pelo Fundo Amazônia abastecido até agora com R$5.5 bilhões pela Noruega e Alemanha .

Os partidos da base governista não quiseram fazer as indicações até agora, na tentativa de evitar a instalação da CPI, mas com a maioria dos 11 titulares e sete suplentes já indicados, o regimento do Senado prevê que a CPI pode ser instalada. Até agora seis dos 11 titulares já foram indicados.

O questionamento sobre a legalidade da instalação mesmo sem a indicação da totalidade foi feito por Plínio e Pacheco confirmou: _ Parece-me que os outros partidos que não indicaram não têm interesse. A pergunta que fica à Mesa: é possível instalar a CPI das ONGs com indicação de seis representantes, o que significa a maioria? Isso é possível? _ perguntou Plínio.

– Senador Plínio Valério, é perfeitamente possível, à luz do Regimento, já fazer a reunião para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito _, autorizou Pacheco.

Com a confirmação, Plínio fez um último apelo aos blocos que não indicaram os membros, para que o façam, pois tomará as providências para realização da sessão para instalação da CPI das ONGs.

_ Vamos iniciar os trabalhos para, quem sabe, apontar soluções, embora nós saibamos quais delas seriam possíveis. Uma delas é escancarar, é mostrar, é a transparência do dinheiro que vem do Fundo Amazônia _ disse Plínio.

O senador citou matéria do portal UOL, da Folha, mostrando que há muita desinformação em relação ao Fundo Amazônia. A matéria diz que já foram arrecadados R$5,5 bilhões.

_ E sabem quantos brasileiros foram atingidos por essas instituições às quais o Fundo Amazônia dá dinheiro? 266 mil amazônidas, incluindo os indígenas, incluindo ribeirinhos e pescadores. 5 bilhões! _ observou Plínio.


No ato da instalação, será feita a eleição para os cargos de presidente e relator da CPI. Como autor da CPI, Plínio disputará o cargo de presidente da comissão.

VEJA A LISTA DOS MEMBROS JÁ INDICADOS DA CPI DAS ONGS
Bloco MDB, União, PSDB, PDT e Podemos
1. Senador Plínio Valério (PSDB-AM)
2. Senador Márcio Bittar (União-AC)
3. Senador Styvenson (Podemos-RN)
4. VAGO
Suplentes
1. Senador Oriovisto (Podemos-PR)
2. Senadora Professora Dorinha (União-TO)
3. VAGO

Bloco PSD, PT, PSB e Rede
1. VAGO
2. VAGO
3. VAGO
4. VAGO
Suplentes
1. VAGO
2. VAGO

Bloco PP e Republicanos
1. Senador Dr Hiran (PP-RR)
Suplente
1. Senadora Tereza Cristina (PP-MS)

Bloco PL e Novo
1. Senador Zequinha Marinho (PL-PA)
2. Senador Jaime Bagatolli (PL-RO)
Suplente
1. VAGO

*Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério (PSDB-AM)

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *