Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Acontecerá esta semana em Santa Maria – RS, o 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: O Mercado da lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina. O estado gaúcho é o maior produtor de lãs do Brasil

 

A ovinocultura  é parte da Zootecnia que trata do estudo da criação de ovelhas, ovinos. O objetivo é a produção de alimentos de origem ovina na forma de carne e leite, e de produtos como a lã extraída desses animais. O estado do RS é o maior produtor de lãs do nosso país.

No ano de 1797 foi realizada a primeira estatística oficial de ovinos no Rio Grande do Sul, na qual somaram 17.475 animais. O estado na década de 70 chegou a possuir um rebanho ovino com cerca de 12 milhões de animais.

As cores naturais das lãs são: branca, preta, acinzentada, bege e caramelo

Alguns produtos na qual utilizamos a lã:              

– Fios de lã para tricotar

– Tecidos para vestuário e decoração

– Cobertores e mantas

– Tapeçarias e alcatifas (tapete grande)

– Produtos com utilização na Medicina

– Isolamentos térmicos e acústicos

 

 

Este evento acontecerá dos dias 29 e 30 de junho na UFSM na cidade de Santa Maria – RS. Um evento muito importante para representantes da cadeia produtiva da lã, pois o mercado atravessa uma de suas piores crises da história.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e do Fundo de Desenvolvimento de Ovinocultura do estado, se dispuseram enfrentar a situação de ajudar com as políticas públicas, isso em parceria com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e outras entidades.

 

O Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: O Mercado da Lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã  Ovina. Esse evento acontece essa semana em Santa Maria, no “Coração do Rio Grande”.  Estarão presentes os criadores de ovinos, esquiladores, cooperativas (barracas que comercializam a lã), indústrias, artesãos e designers que utilizam a lã como matéria-prima e universidades, instituições de pesquisas e outras entidades que representam o setor.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile