A serralha, uma planta que geralmente cresce nos quintais das casas ou terrenos baldios, é considerada PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), conheça seus inúmeros benefícios para a nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
A serralha também é conhecida como serralha-branca ou serralha-macia, uma planta herbácea da família Asteraceae. Uma planta ruderal frequentemente próxima às cercas e muros nos quintais e em terrenos baldios, também encontramos em campos de cultivo, hortas e jardins.
Uma planta comestível que possui um sabor amargo e paladar que nos lembra o espinafre, podendo ser usadas em saladas, omeletes, chás, bolinhos, refogada com massa ou carne, suflê, sucos verdes e com muitos fins medicinais.
Bem sabemos que as plantas medicinais são aquelas que tem poder de cura para algumas enfermidades e ela é utilizada como insumo para a produção de medicamentos na indústria farmacêutica.
Considerada uma hortaliça não convencional e muitas vezes chamada de erva daninha para quem não conhece a sua utilidade. Suas flores são comestíveis e decorativas em diversas preparações culinárias.
Suas folhas podem ser consumidas em saladas substituindo a alface e hoje em dia já é encontrada em feiras e nas cestas de alimentos orgânicos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
Conheça alguns benefícios que encontramos na serralha:
– Contém flavonoides
– Utilizada no tratamento de vitiligo
– Estimulante de apetite
– Adstringente
– Fortificante do sistema nervoso
– Rica em vitaminas A, D e E
– Rica em Potássio e Ferro
– Usado em problemas estomacais e intestinais
– Usada em problemas hepáticos
– Com ação anti-inflamatória
– Combate dores reumáticas
– Ação cicatrizante
– Combate a anemia
Receita de patê de serralha
Ingredientes
– 2 potes de requeijão
– 2 dentes de alho
– Meia cebola picada
– Sal à gosto
– 4 colheres de azeite de oliva
– Folhas de serralha à gosto
Misture todos os ingredientes no liquidificador, bater até formar um patê.