O nome dessa região foi escolhido por ser a quarta área de assentamento para os imigrantes italianos que vieram para o Rio Grande do Sul no século XIX, apenas depois de Caxias do Sul (com a denominação antiga de Campo dos Bugres), Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde d’EU (hoje Garibaldi) e a primeira fora da Serra Gaúcha.
Esse lugar escolhido ficava distante dos demais núcleos de imigração italiana, mas favorecido pelas boas condições da região, que permitia o uso dos cultivos de uva e fumo. Sendo criada no ano de 1877 e recebeu o nome de Colônia Silveira Martins, homenageando o Senador do Império do Brasil e Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Gaspar Silveira Martins que defendia o processo de imigração italiana para a Província.
Inicialmente foi composto por 70 famílias que subiram o rio Jacuí até rio Pardo, percorrendo o restante do caminho em carros de bois até a localidade de Val de Buia.
A Quarta Colônia fica na região Central Próximo a cidade de Santa Maria e é formada por nove municípios:
– Agudo
– Dona Francisca
– Faxinal do Soturno
– Ivorá
– Nova Palma
– Pinhal Grande
– Restinga Seca
– São João do Polêsine
– Silveira Martins
Uma região de muita alegria e encontros que preserva traços da tradição indígena e as culturas vivas de portugueses, afro-descendentes e de imigração italiana e alemã. Essa marcas materiais e imateriais, constituem um patrimônio histórico que na sua diversidade (natural e cultural) dá sentido às formas de ser e de fazer do seu povo.
IVORÁ
Sempre bonito escalar ou fazer uma caminhada noturna nos 520 metros do Monte Grappa, que é todo iluminado é um dos passeios mais procurados do lugar. A cidade recebe esse nome por recordar o famoso monte de mesmo nome na Itália. No monte há uma Via Sacra composta por 15 Capitéis e culmina numa capela em homenagem à Nossa Senhora Della Guardian. Outros pontos turísticos:
– Museu Alberto Pasqualini
– Cruz luminosa
– Cascata Cara de Índio
– Cascata Queda Livre
SILVEIRA MARTINS
Sempre bom percorrer o Caminho da uva e das águas que envolvem as comunidades de Val de Buia E Val Feltrina, em Silveira Martins, berço da Quarta Colônia. Lá encontramos a natureza com cascatas, balneários e belvederes que destacam a paisagem de morros e vales, com propriedades rurais caracterizada pela tradição centenária de produção de uvas, onde pode se adquirir produtos coloniais como o vinho, massas, cachaça, hortifrutigranjeiros, entre outros tantos.
Outros pontos turísticos:
– Cascata do Mezzomo
– Mirante Michellin
– Monumento do Imigrante Italiano
– Mirante das Pedras
– Igreja de Santo Antônio de Pádua
– Buraco do Vento
SÃO JOÃO DO POLÊSINE
Possui um acervo de mais de 50 mil nomes de imigrantes italianos, possui a localidade de Vale Vêneto que preserva a fauna e a flora, que em conjunto com as casas do entorno da Igreja Corpus Christi, compõem um belo e típico cenário rural das comunidades italianas.
Alguns pontos turísticos:
– Igreja São João Batista
– Vinícula Opera Viva
– Monumento Nossa Senhora da Salete
– CAPPA – Centro De apoio à pesquisa paleontológica da Quarta Colônia
– Morro do Calvário
– Via crucis e outros
DONA FRANCISCA
É a terra do primeiro coroinha beatificado no mundo, Adílio Daronch, que juntamente com o padre Manuel Gómez González foram martirizados porque defendiam a harmonia e concórdia entre os Maragatos e Chimangos, e defendiam as causas da fé denunciando tudo o que instigava a guerra e discórdia entre as pessoas.
Alguns pontos turísticos:
Igreja Matriz São José
– Parque do Tobogã e Teleférico
– Parque histórico Obaldino
– Cascata Segatto
– Capela dos Beatos Mártires e outros.