Dedicação e amor pelo ensino

A professora dos ribeirinhos

Michele do Socorro é professora há 20 anos, casada, tem 4 filhos, 3 netos, mora em Manaus e da aula na Comunidade Bom Sucesso no Rio Amazonas . Acredita que com o ensino, as crianças ribeirinhas podem melhorar de vida e ajudar seus pais.

Dedicação e amor pelo ensino

Michele do Socorro é professora há 20 anos, casada, tem 4 filhos, 3 netos, mora em Manaus e da aula na Comunidade Bom Sucesso no Rio Amazonas . Acredita que com o ensino, as crianças ribeirinhas podem melhorar de vida e ajudar seus pais.

Assim, a professora entendeu que seus alunos  tem uma realidade humilde e é necessário ajudar seus pais para sobreviver, seguem rotina de trabalho no campo junto aos pais e precisam desde cedo saber conciliar estudos e trabalho essa é a realidade desses ribeirinhos. 

 

A dificuldade para os estudantes é grande, pois para os pequenos, é difícil não ter quem tire as dúvidas escolares em casa, já que boa parte dos pais não são alfabetizados.

Rotina de estudo na pandemia

Nesse momento de pandemia , as escolas não estão funcionando, e para que as crianças não fiquem sem estudar, a professora vai até a residência de cada aluno dar aulas, uma vez que a moradia de cada aluno é distante dos colegas por ser um local rural.

Algumas vezes, a professora consegue juntar 3 ou 4 alunos formando um pequeno grupo dos que moram na proximidade um do outro, para que suas aulas tenham uma duração maior, entre 3 e 4 horas de aula.

A professora relata que algumas crianças moram no rio fora da comunidade, e para dar aula para essas crianças ela vai de lancha. Para quem mora na comunidade ela vai por terra andando, a prioridade é o aluno ter acesso ao estudo, Michele considera importante que eles tenham uma rotina escolar.

A professora ministra aula na Educação infantil 1º e 2º período e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. Em sua rotina Michele precisa ministrar aula de segunda a sexta na comunidade e retorna duas vezes para Manaus. Ela fica o final de semana com sua família e retorna para a comunidade.

Projeto incentivo a escrita e leitura dos ribeirinhos

Encantada com as histórias de seus alunos, Michele está desenvolvendo um projeto para incentivar a leitura e escrita , quer criar um livro 📖 escrito por seus alunos, para que cada um descreva sua história de vida.

Ela acredita, que isso envolverá a família inteira e motivará a criança, já que cada aluno será o autor da sua história.

“Quando me formei não queria trabalhar na cidade, mas sim no interior, amo viver com essas crianças, pois, vejo que são crianças que não tem tudo que merecem, sinto que posso somar o tempo que estou com eles. A natureza, que envolve o lugar onde eles moram, tudo é simples e maravilhoso a dificuldade pra eles são apenas obstáculos para se viver e ser vencidos” disse Michele do Socorro.

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *