As notícias mais recentes sobre agronegócio, agrofloresta, Amazônia, safras, forças armadas e produção agrícola
27 ABR
A planta ORA-PRO-NÓBIS, conhecida como “carne de pobre”
Planta que ajuda na cura da anemia
Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis, do latim “ora por nós”, uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solos, tanto na sombra como no sol.
Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento. Também é usada na produção de mel.
O nome popular da planta segundo a tradição, teria sido criado por pessoas que colhiam suas folhas no quintal de um padre, enquanto ele rezava uma “ladainha”, cujo refrão era “ora-pro-nóbis”, era repetido a cada oração.
Suas folhas são ricas em ferro, ajudando a curar anemias, podem ser usadas frescas, secas e moídas, no preparo da farinha múltipla, que é um complemento nutricional empregado no combate à desnutrição.
Suas folhas e flores são usadas em várias receitas, como sopas, omeletes, tortas, refogados, são incluídas em vários tipos de pratos como bolos, tortas, frangos e saladas.
As folhas secas possuem 25,4% de proteínas, razão pela qual é conhecida como “carne de pobre” de alta digestibilidade e a folha natural 85%.
A vitamina C está presente na planta, por sua vez, ajuda a aumentar a absorção de ferro, contribui para a produção de anticorpos (prevenindo gripes e resfriados) e por ter efeito antioxidante, ajuda a proteger as células. Já as vitaminas do Complexo B são importantes para o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico.
CHÁ DE ORA-PRO-NÓBIS
Bom para quem tem problemas inflamatórios, úlceras, varizes e cistite, rico em ferro, além de tratar os problemas de anemia.
Para fazer o chá adicione 5 folhas em 300 ml de água fervente, deixando ferver por mais de 10 minutos, adoce a gosto e beba 1 vez ao dia.
FARINHA DE ORA-PRO-NÓBIS
É feita com as folhas desidratadas e moídas na forma de pó. Precisamos colher as folhas, espalhar em uma forma, levar ao forno na menor temperatura para desidratar. Depois basta tritura-las e adicionar nas suas receitas.
Acredita-se que o cultivo em longa escala, com processamento industrial, o ora-pro-nóbis possa vir a provocar uma verdadeira revolução nos recursos alimentícios da humanidade, tendo em vista a facilidade do cultivo, a alta produtividade e o valor nutricional da planta, que serve também para a alimentação animal, in natura ou adicionadas em rações.
Na cidade de Sabará (MG), ocorre anualmente o Festival de Ora-pro-nóbis.