A medicina tradicional indiana já usava a Mucuna Pruriens desde 1500 a.C, conheça os inúmeros benefícios dessa planta para a sua saúde
Márcia Ximenes Nunes
A Mucuna Pruriens é muito conhecida na medicina Ayurvedica e tem sido usada há milhares de anos, fornecendo saúde e o bem estar da humanidade até os tempos atuais.
A planta é da família Febaceae e seu nome científico é Mucuna Pruriens, que em latim significa coceira. É conhecida no Brasil como Mucuna preta, café beirão e pó de mico. Em inglês é chamada de velvet bean, que pode ser traduzido ao pé da letra como feijão de veludo.
Na medicina tradicional indiana, a mucuna é usada desde 1500 a.C. A mucuna preta é uma trepadeira com galhos comprimidos que possui flores brancas e roxas, com pétalas que fazem um formato de borboleta. Suas vagens ficam penduradas, contém de 4 a 6 feijões e são cobertas por “pelinhos” urticantes que causam coceira e inflamação, quando entra em contato com a pele, devido à presença de uma substância chamada mucunaíma, desses pelinhos que é extraído o pó de mico. São desses feijões de coloração marrom e preto que extraímos os benefícios da mucuna.
Vem a ser uma leguminosa nativa da Índia e Antilhas e todos os seus órgãos possuem valiosas propriedades farmacológicas.