A linguagem da COP30 em Belém

Com a chegada da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano em Belém (PA), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentou um glossário contendo os principais termos, conceitos e siglas utilizados nas negociações climáticas. O objetivo é tornar mais acessível o entendimento dos assuntos que serão discutidos durante os 11 dias do evento.

O glossário abrange temas essenciais como o Acordo de Paris, as NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), mercado de carbono, REDD+, bioeconomia, financiamento climático, soluções baseadas na natureza, mitigação e adaptação, fundo de perdas e danos, e a transição energética justa.

Além disso, o material inclui uma linha do tempo com os marcos mais significativos das COPs anteriores, explicações sobre o funcionamento do evento, a divisão dos espaços entre a Zona Azul, Zona Verde e eventos paralelos, e um resumo das siglas mais frequentes nos documentos oficiais.

Em paralelo, o RealTime1 também lançou um dicionário de finanças verdes, com os principais conceitos e instrumentos econômicos que serão discutidos na COP30. Esse material complementa os esforços para esclarecer os temas que dominarão as negociações climáticas em Belém.

A publicação do CEBDS, com 14 páginas, está disponível gratuitamente no site oficial da entidade e pode ser consultada ao final desta matéria.

A Primeira COP no Brasil A COP30 será a primeira conferência do clima a ser realizada no Brasil e na região amazônica. O evento reunirá representantes de quase 200 países, com negociações focadas na atualização das metas climáticas globais e na avaliação da implementação do Acordo de Paris.

Glossario-da-COP-30

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *