A fruta pitaia é cada vez mais apreciada pelos brasileiros por causa de suas propriedades nutricionais, em Santa Catarina já começou a colheita da fruta
Márcia Ximenes Nunes
No Estado de Santa Catarina, no município de Turvo, aconteceu a abertura da colheita da pitaia. Estão envolvidas mais de 240 famílias no plantio dessa fruta.
No estado catarinense os municípios que destacam-se na colheita da fruta são: Sombrio, São João do Sul e Santa Rosa do Sul.
A abertura da colheita foi uma realização da Epagril, Prefeitura Municipal de Turvo, coopervalesul e Instituro Federal Catarinense-campus Santa Rosa do Sul, com o apoio da Olin Agro, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Associação Brasileira de Produtores de Pitaia (Appibras)
A pitaia também é conhecida como fruta-do-dragão, sendo o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões as América Central e México, também cultivadas no Brasil, Israel e China.
Podemos consumir a fruta in natura, em sucos, vitaminas, saladas de frutas, saladas verdes, vitaminas, geléias, sorvetes e doces variados.