A cultura do SORGO tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio, tanto na alimentação animal como na humana
Márcia Ximenes Nunes
O sorgo (sorghum bicolor) é uma espécie de planta com flor, pertencente à família Poaceae, sendo que o nome mais comum é sorgo e no Brasil também é chamado de milho-zaburro.
O sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, antecedido pelo trigo, arroz, milho e a cevada. Em Moçambique é um dos alimentos básicos da população, pois é um alimento humano em muitos países e um importante componente da alimentação animal nos Estados Unidos, Austrália e na América do Sul. A Nigéria e os EUA são os maiores produtores dessa cultura e no Brasil se destacam os estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia.
A cultura desse cereal tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio devido ao seu alto poder nutritivo e com diferentes finalidades. Os grãos são utilizados na produção de farinha para a panificação, amido industrial, álcool, produção de ração para bovinos, silagem, forragem e como cobertura de solo.
O sorgo vem ganhando espaço nas mesas das pessoas devido as suas inúmeras propriedades nutricionais como: rico em ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E.
Muito usado na produção de pães, massas, biscoitos e podendo ser consumido por celíacos e intolerantes ao trigo. Também na forma de grãos substituindo o arroz, e em risotos, saladas e pipocas.
O mundo despertou para o potencial desse grão ancestral com origem no Continente Africano, não contem GLÚTEN e está ganhando popularidade em função da sua versatilidade, sabor, valor nutricional, benefícios ambientais, alto rendimento e potencial de segurança alimentar.
Considerado um alimento FUNCIONAL com muitos benefícios para a nossa saúde:
– Auxilia no combate a obesidade
– Possui antioxidantes
– Auxilia no combate a diabetes
– Auxilia no combate ao câncer
– Não contém glúten
– Auxilia com doenças cardiovasculares
– Auxilia com a hipertensão
– Combate o envelhecimento precoce
– Melhora a flora microbiana do intestino
O farelo de sorgo pode diminuir o processo inflamatório e com isso aumenta a morte das células cancerígenas.
RECEITA DE PIPOCA DE SORGO
– 2 xícaras de sorgo em grãos
– óleo a gosto
Coloque o óleo na panela, espere esquentar e adicione os grãos. Tampe a panela e aguarde os grãos estourarem, mexa de vez em quando e depois tempere a gosto com sal.