A Cidade Cultura, conhecida como “O Coração do Rio Grande”, a Cidade Universitária, é como carinhosamente é chamada Santa Maria no RS

Santa Maria é conhecida como o Coração do Rio Grande por ficar situada bem no centro do mapa do Rio Grande do Sul. A cidade também é conhecida por ser sede do segundo contingente militar do País, e chamada de “Cidade Cultura” devido à sua origem, a região mantém traços fortes da colonização européia.

É a quarta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul (com aproximadamente 300 mil habitantes) fica situada a 307 km da capital Porto Alegre. Santa Maria ficou conhecida como a cidade dos ferroviários por abrigá-los enquanto construíam a ferrovia e, por ter sido a primeira cidade interiorana do Brasil a ter uma universidade da União — a Universidade Federal de Santa Maria.

Alguns pontos turísticos que encontramos no Coração do Rio Grande                                                

Catedral Diocesana de Santa Maria e Museu de Arte Religiosa

O Museu de Arte Religiosa da Paróquia Catedral fica nos fundos da Catedral. A Catedral existe desde 1909 sendo considerada um importante patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade. Lá, é possível ver muitas peças de arte sacra. Sua construção mescla os estilos neoclássico e barroco e possui mais de trinta vitrais e lindas pinturas de Emílio Sessa e Aldo Locatelli. Já o museu conta com móveis antigos e algumas peças religiosas.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Esta catedral fica exatamente no coração do Rio Grande do Sul, pois está na área central de Santa Maria. A igreja é a sede da Arquidiocese de Santa Maria.

Sua criação, em novembro de 1837, foi muito importante para que a cidade fosse fundada em 1857. Vale a pena uma visita tanto para observar a arquitetura e a pintura quanto por seu valor histórico.

Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Esse Santuário é o único do mundo dedicado a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Anualmente, recebe a Romaria Medianeira, um importante evento religioso do Rio Grande do Sul — em 2017 recebeu cerca de 300 mil participantes. Esse ano comemorou 80 anos da procissão a Medianeira.

 

Praça Saldanha Marinho         

A Praça Saldanha Marinho possui ambiente acolhedor, com muita sombra e fica linda durante as festas de fim de ano. É um lugar perfeito para fazer uma parada e relaxar e — se for gaúcho ou se sentir como um — tomar um chimarrão apreciando o coreto e se refrescando na brisa do o chafariz. O local é palco de várias atrações e onde acontecem diversas exposições. A praça está sendo revitalizada.

Vila Belga

Trata-se uma simpática rua com ares de vila antiga. As casas no Belle Époque encantam ao mesmo tempo em que denunciam suas idades — não deixe de reparar no estilo das janelas, as de uma casa não são iguais às de outra.

A Vila Belga é patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e possui uma placa que faz referência a essa particularidade. Ela foi inaugurada em 19 para abrigar os funcionários da viação férrea local.

 

Museu Memorial Mallet                     

Esse museu fica em um local inusitado: dentro de um batalhão. Lá, é possível ver miniaturas de batalhas, belas peças, armamentos antigos, uniformes militares, além de livros.

Planetário da Universidade Federal de Santa Maria

Um passeio imperdível para quem estiver viajando com crianças. O planetário em si e um relógio primitivo são boas pedidas para despertar nos pequenos o gosto pela astronomia e tecnologia e começarem a sentir curiosidade pela imensidão do universo.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *