A agricultura de precisão é um tipo de gestão de informações sobre as culturas agrícolas, com o objetivo de melhorar a atividade de produção agrícola e conseqüentemente a produtividade e sustentabilidade dessa atividade.
Os profissionais do agro usam as práticas de precisão para aplicar nutrientes, água, sementes e outros insumos agrícolas para cultivar mais culturas em uma ampla gama de ambientes de solo, podendo ajudar os agricultores a saberem quanto e quando aplicar esses insumos.
A agricultura de precisão vem crescendo bastante e fortalecendo o agronegócio brasileiro, pois é a forma com mais precisão de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas.
Chegou ao Brasil no início dos anos 90 por meio da utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satélite System), hoje se tem visto cada vez mais forte a utilização das mais diversas ferramentas advindas da agricultura de precisão.
É toda prática que tenha ação com objetivo de assegurar condições ideais à lavoura seja por meio de aplicação de defensivos, monitoramento de pragas e doenças, irrigação, entre tantos outros.
Muito utilizada nas culturas do milho, soja, café, cana, feijão e em pastagens. Monitora a aplicação de fertilizantes, falhas de plantio e competição com outras espécies. Garante ao produtor uma melhor gestão de sua propriedade, quanto a utilização dos insumos e de manejo, economizando tempo e dinheiro e com isso acontece o aumento da sua produção e da sustentabilidade da lavoura.
Para o agronegócio brasileiro vem a ser um diferencial muito importante que permite maior competividade de mercado, sendo que as tecnologias proporcionadas podem aumentar a produtividade das lavouras em até 67%.
Principais ferramentas utilizadas pela agricultura de precisão:
– Controle de aplicação de insumos
– Piloto automático
– Sensores
– Adubação de precisão
-Semeadoras
– Drones
– Barras de luz